Poluição atmosférica causa câncer

A Organização Mundial da Saúde passou a classificar a poluição do ar na lista de fatores que causam câncer. Conforme estudos científicos comprovaram, o ar poluído contém uma mistura de substâncias causadoras do desenvolvimento de tumores malignos. De acordo com os estudos da Agência Internacional de Pesquisas Sobre  o Câncer, 223 mil pessoas no mundo morreram de câncer de pulmão em 2010 causados pela poluição do ar. Os estudos ainda apontam que além dos pulmões, a poluição atmosférica também provoca câncer na bexiga.

Assim, devemos buscar fazer a nossa parte para melhorar a qualidade do ar, e, consequentemente, a nossa própria qualidade de vida.

Podemos plantar árvores, impedir ou denunciar quando alguém estiver cortando uma árvore, ir a locais próximos a pé ou de bike ou de transporte público, evitando a queima de combustíveis, e jamais queimar matagais ou lixo.

 

 marcos boni

Dr. Marcos Roberto Boni é Advogado – OAB/SP – 137.920. Diretor do Departamento de Áreas Verdes da Secretaria do “Meio Ambiente” da Prefeitura de Campinas. Membro da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA).