Photoshop :corpo e rosto “perfeito” de seus ídolos, que na verdade não existem!

Nesta semana li uma matéria no E!News do uso exagerado de photoshop nas celebridades que me impressionou bastante. Sei que isso não é nenhuma novidade e que uma correção básica não tem nada demais, mas modificar tanto uma imagem ao ponto de parecer outra pessoa é o que não dá pra aceitar. Algumas ficaram (desnecessariamente) irreais, ridículas e em alguns casos, bizarras.

Perturbada vendo as fotos publicadas do antes e depois, fiquei imaginando o que passa na cabeça de um fã que tenta buscar o corpo e rosto “perfeito” de seus ídolos, que na verdade não existem!

E isso acontece. Veja o caso mostrado na revista Closer, em que americano Toby Sheldon, de 33 anos, gastou R$ 217 mil em diversas cirurgias plásticas (implante de cabelo, lifiting nos olhos e na boca e preenchimento no rosto e nos lábios) para ficar parecido com Justin Bieber.


 photshop

Ainda bem que existem pessoas que pensam como a americana Julia Bluhm, de 15 anos, que criou ano passado uma petição online para exigir que a revista Seventeen, cujo público é adolescente, publicasse uma sessão de fotos por mês com meninas “de verdade”, ou seja, que não utilizasse photoshop para tratar as imagens e deixar as meninas mais magras ou com a pele perfeita.
“Aquelas mulheres bonitas que nós vemos nas revistas são falsas. Elas geralmente são photoshopadas para parecerem mais magras e ficarem com a pele perfeita. Quero lutar para que revistas, fabricantes de brinquedos e outras grandes empresas parem de criar produtos, anúncios e imagens que machucam as meninas e destroem nossa autoestima. Meninas querem ser aceitas, valorizadas e queridas. E quando elas não se encaixam nos padrões, algumas delas tentam 'se consertar'. Isso pode gerar distúrbios alimentares, regimes, depressão e baixa autoestima", diz Julia em trecho da petição.

Quem concorda?  Vejam as fotos e tirem suas próprias conclusões.

KEIRA KNIGHTLEY

 photoshop

Segundo a matéria do E!News, Keira Knightley não gostou nem um pouco de ver seus seios aumentados digitalmente no pôster do filme Arthur, de 2004.

TAYLOR LAUTNER


 photoshop

Na mesma matéria, E!News questiona a razão de trocar o torso sarado de Taylor, com o do modelo brasileiro Edilson Nascimento. Realmente inexplicável.

BRITNEY SPEARS


 photoshop

O mesmo se falou de Britney, que não precisa de photoshop, já que tem um corpo malhado.

Segue algumas imagens selecionadas de alguns e blogs e sites do antes e depois dos retoques.

 

 photoshop
 photoshop
 photoshop
 photoshop
 photoshop
 photoshop
 Milena Baracat

Milena Baracat é formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). 

Atualmente atua com profissionais  no desenvolvimento, tratamento de acervos, informatização e tecnologia da informação aplicada para bibliotecas particulares e privadas.