Metabolismo e redução de gordura corporal

Quando se trata de reduzir o peso corporal ou mesmo o percentual de gordura, observamos, com frequência, uma preocupação excessiva entre os praticantes de atividade física, com relação ao gasto calórico no momento do exercício. Nem sempre teremos melhores resultados quanto maior for o consumo de energia durante a atividade.

É importante lembrar que passamos uma pequena parte do dia praticando exercícios e a maior no trabalho, no estudo ou simplesmente descansando ou dormindo. E é nessas horas, após o treino, que o sistema energético continua atuando, tanto no ganho de massa corporal quanto na queima de gordura, através do aumento do ritmo metabólico.

A musculação, entre outras modalidades, representa uma ótima alternativa para a redução de gordura corporal, pois através do ganho de massa muscular podemos ter um aumento significativo do metabolismo.

 

 cassius oliveira

 

Cassius Oliveira é Professor e Personal  Trainer da Cia Athletica Campinas. Seis vezes campeão sul americano de Levantamento de Peso Básico. Pós-graduado em Ciências do Esporte pela Unicamp.