Implantes Para Reabilitação Total: A Terceira Dentição!

Os implantes dentários podem ser utilizados para uma grande gama de tratamentos. Nas últimas colunas, discutimos algumas utilizações dos implantes para substituição de dentes unitários perdidos. Os resultados obtidos atualmente com esse tipo de tratamento são excelentes do ponto de vista estético e funcional. Mas se engana quem imagina que os implantes só sirvam para substituir um único dente perdido. De fato, esses pequenos parafusos de titânio foram inicialmente concebidos nos anos 60, por um pesquisador sueco, Dr. Per Ingvar Brånemark, para fixarem próteses totais em pacientes totalmente desdentados. O primeiro paciente tratado com implantes osseointegráveis foi Gösta Larsson, em 1965, que recebeu seus implantes para fixar suas próteses totais. Na foto abaixo, tirada na época do tratamento, estão Gösta Larsson à esquerda, e Brånemark à direita.

 

 abilio coppede
 abilio coppede

Instalando um determinado número de implantes, tanto na maxila quanto na mandíbula, se torna possível confeccionar uma prótese fixa, mesmo para quem já perdeu todos os dentes. Esta prótese fixa tem poder mastigatório muito semelhante à dentição natural, conforto total para o paciente pois não machuca a gengiva como as próteses totais convencionais (dentaduras), e por serem fixas, os pacientes que possuem estas próteses não correm o risco de passarem por diversas situações constrangedoras que os usuários de dentaduras eventualmente passam... Além disso, se realizadas por uma equipe competente, apresentam altíssimo grau de estética, sendo lindas e imperceptíveis, até mesmo ao olho mais exigente.

Devido aos excelentes resultados estéticos e funcionais atingidos com as próteses totais fixas sobre implantes, passamos também a utilizar essa forma de tratamento não só para os pacientes que já perderam todos os dentes, mas também para os pacientes que apresentam seus dentes em condições ruins, que estejam insatisfeitos com sua condição oral, e que desejam resolver seus problemas funcionais e estéticos de maneira rápida e segura. Atualmente, com as técnicas mais modernas de reabilitação total com implantes, o tratamento não dura mais do que uma semana, sendo que nesse curto prazo é possível alcançar resultados estéticos e funcionais praticamente perfeitos. Por isso, consideramos a reabilitação total fixa sobre implantes como a 3a dentição!!!! Com ela, a segurança e a auto-estima de comer, falar e sorrir voltam a ser tão naturais quanto com seus próprios dentes.

 

 abilio coppede

 

Nas próximas semanas discutiremos mais profundamente aspectos relativos ao tratamento com implantes para arcadas totais, abordando as mais modernas técnicas da implantodontia para esta modalidade terapêutica, como as técnicas All-on-4 e Implantes Zigomáticos, que dispensam os enxertos ósseos, as técnicas de Carga Imediata, que possibilitam instalar os dentes fixos imediatamente após o término da cirurgia de colocação dos implantes, e as técnicas de Cirurgia Guiada por Computador, que permitem realizar o procedimento de instalação dos implantes sem a realização de cortes, com quadro pós-operatório incomparável. Além disso, mostraremos os diferentes tipos de prótese que podem ser confeccionados nesta modalidade de tratamento, indo desde lindas próteses imediatas com dentes em acrílico, até as ultra-sofisticadas próteses definitivas com dentes em porcelana. Não percam as próximas colunas!!!

 

 sculpere
 sculpere
 abilio coppede

 

Dr. Abílio Coppedê é Cirurgião-Dentista, Mestre e Doutor em Reabilitação Oral pela FORP-USP, Pós-Doutorando em Implantodontia pela UnG, Pós-Graduado em Cirurgia Avançada pelo IAP - São Paulo, Coordenador do Curso de Especialização em Implantologia pela ABO-Campinas, Professor do Curso em Cirurgia Avançada de Implantes Zigomáticos pela Uningá - Maringá, Coordenador do Livro "Reabilitando Maxilas Atróficas Edêntulas Sem Exertos Ósseos" pela Quintessence Internacional, Autor de diversos Artigos Científicos Internacionais e Nacionais, Autor de diversos Capítulos de Livros Científicos na área de Implantodontia, Membro da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral, Membro da Academia Brasileira de Osseintegração.

Coordenador do Departamento de Reabilitação Oral da Clínica Odontológica Sculpere Odontologia e Arte- Campinas