Despensa – Organizada, sua Aliada!

Olá Pessoal! Nesta semana vamos falar um pouco sobre a organização da despensa de alimentos.

A despensa organizada, se torna sua aliada. E praticidade e funcionalidade devem ser palavras de ordem deste espaço da casa. De que adianta ter um local onde guardamos tantas delícias, se estas vivem esparramadas, perdidas entre elas e o pior, muitas vezes com os prazos de validades vencidas? E você sabia que a bagunça além de causar estresse, também é uma grande causadora da perda financeira na economia doméstica?

Então vamos lá! Darei aqui algumas dicas de como ter uma despensa organizada, prática e funcional.

A primeira coisa que precisamos saber que na despensa nunca deve conter produtos de limpeza, isso mesmo, este item deve ficar no armário da lavanderia – continuando...

Ter a despensa como sua aliada, otimiza o tempo não só de busca, como também na limpeza diária desta ambiente, sem contar com a economia financeira, pois, alimento vencido é prejuízo.  Fique sempre atenta para as datas de vencimento dos produtos, sempre reorganize sua despensa antes de guardar novos itens, ou seja, deixe na frente os produtos que já estavam e deixe mais para os fundos da prateleira, os alimentos que acabaram de ser comprados, assim dificilmente terá produto vencido na sua despensa.

Procure agrupar alimentos que serão utilizados juntamente no preparo de um prato, como por exemplo, arroz, feijão, sal, enlatados para salgados, temperos, do outro lado, os produtos para pratos doces e as guloseimas prontas.

Quanto aos produtos que são utilizados no café da manhã, esses podem ser colocados numa bandeja num canto mais acessível da despensa, pois esses vão todos os dias apara a mesa, assim otimizará o tempo na correria da manhã.

Para melhor aproveitamento de espaço, opte por prateleira móvel aramada, como demonstrada no lado esquerdo desta ilustração, essas prateleiras móveis também podem ser instaladas sob a última prateleira fixa da sua despensa, assim, evita de colocar qualquer item diretamente no chão.

 

 adinalva

É fundamental na organização da despensa o uso de caixa e/ou cesto organizador, além de ser funcional e prático, principalmente para aqueles produtos cuja embalagem não permite que se encaixe ao empilhar, auxilia muito na limpeza diária deste ambiente.

 adinalva

Outro objeto organizador muito bem vindo na despensa de alimentos, são os potes transparentes, podem ser de vidro, acrílico ou plástico. Utilizem esses potes para armazenar produtos que a embalagem original foi aberta, porém houve sobra do alimento. Sempre que trocar o alimento destes potes, renomeie com o conteúdo e coloque a data de vencimento, utilizando etiquetas ou canetas de fácil remoção da tinta.

 

 adinalva

Bem pessoal, lembre sempre que o ambiente organizado melhora nossa qualidade de vida e também o nosso bem estar.

Uma ótima semana!

Grande Abraço.

Adinalva Ruggeri

Consultora em Organização e Personal Organizer

19 99604 3744

E-mail: adinalva@housekeeping.com.br

Fan Page: adinalvaruggeri

 

 adinalva ruggeri

Adinalva Ruggeri é Consultora em Organização de Ambientes e Personal Organizer, formada em Relações Públicas pela PUC-Campinas, pós-graduada em Administração e Marketing pela USF e em Gestão de Pessoas pelo INPG. Trabalhei durante 18 (dezoito) anos no ramo de Telecomunicações transitando pelas áreas de Logística, Comercial e Atendimento ao Cliente, no comando de equipes de alta performance voltadas para resultados.

Desde 2005 me dedico ao trabalho e pesquisa na área de Consultoria em Organização de Ambientes, atuando nas cidades de Campinas, Americana, São Paulo, Brasilia, Valinhos, entre outras. Também ministro cursos e palestras sobre Organização e Qualidade de Vida, tanto na área residencial quanto na empresarial.