Campanhas publicitárias super criativas

Criatividade é tudo, principalmente quando as campanhas publicitárias conseguem, por meio apenas de uma imagem, passar uma mensagem de forma brilhante e impactante. Nestas duas últimas semanas, as marcas Foot Locker, Volvo e Ducati tiveram uma enorme repercussão por conta disso.

O primeiro caso foi o lançamento da motocicleta Ducati 1199 Panigale, em que o gerente geral da concessionária Motocorsa, em Oregon, nos Estados Unidos, Arun Sharma, contratou a modelo Kylie Shea Lewallen para fotografar uma campanha publicitária em poses sensuais com a motocicleta em questão, mas por conta do excesso de sensualidade, considerada apelativa demais promovida pela belíssima modelo, teve muita gente que torceu o nariz.

Sharma, então, teve uma ideia inusitada para reverter essa situação: utilizou os próprios vendedores da concessionária Motocorsa como modelos, vestindo-os com trajes parecidos e fazendo as mesmas poses da modelo. O resultado foi um anúncio com um ensaio bem-humorado revertendo às críticas com ironia e, de quebra, desbancando o estereótipo das propagandas de motocicleta mostrando que o produto é ainda mais importante que os modelos que o promovem.

 

Especializada em artigos esportivos, a grande rede americana Foot Locker, fez um comercial para anunciar uma semana de liquidação em que Mike Tyson visita Evander Holyfield para devolver ao velho rival, um pedaço de orelha arrancado numa mordida durante o combate de boxe, que aconteceu em 1997, na MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas. O anúncio também mostra o armador Kyrie Irving, do Cleveland Cavaliers, o ex-quarterback Brett Favre e o ex-astro da NBA Dennis Rodman que, no comercial, decide se mudar de vez para a Coreia do Norte.

 

A Volvo utilizou o astro dos filmes de ação Van Damme em um vídeo onde o ator realiza uma abertura de pernas do tipo "espacate" entre dois caminhões da montadora. Esse “teste” foi feito para demonstrar a precisão e estabilidade da "Volvo Dynamic Steering", tecnologia que faz com que o novo modelo Volvo FM seja mais fácil de dirigir. O vídeo já ultrapassou 30 milhões de visualizações no Youtube até agora.

 

 

Confira outras campanhas publicitárias que fizeram muito bem o seu trabalho de informar de maneira criativa:

1) Ducha da Sprite na praia.

 

 milena

2)Pirulito Chupa Chups sem açúcar.

 

 milena

3) Banco sem a parte que se senta, pintado com  o símbolo da Nike e a palavra run (corra).

 milena

 

4) O símbolo do rock feito com os dedos indicador e mindinho das mãos, no garfo da Hard Rock Café.

 milena

 

Fonte da imagem: Reprodução/Sortrature

 Milena Baracat

Milena Baracat é formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). 

Atualmente atua com profissionais  no desenvolvimento, tratamento de acervos, informatização e tecnologia da informação aplicada para bibliotecas particulares e privadas.