Exercício e endorfina

A beta-endorfina é um hormônio de produção natural sintetizado pela hipófise anterior, glândula localizada abaixo da base do cérebro e que é responsável pela secreção de pelo menos mais seis hormônios diferentes.

Os efeitos do exercício físico sobre a estimulação da produção e liberação de endorfina, começaram a ser investigados a partir da década de 70. Alguns estudos concluíram que atletas submetidos a “stress” físico apresentavam aumento nos níveis sanguíneos deste hormônio após o esforço.

Com isso, várias alterações importantes foram relatadas, principalmente sob o aspecto psicológico: maior capacidade de tolerância à dor, controle do apetite, redução da ansiedade, entre outros.

O mais importante desses efeitos foi descrito como “A alegria do exercício “ onde a sensação de jovialidade e euforia, aumentam com a duração do exercício aeróbio de intensidade moderada à alta. 

 cassius oliveira

Cassius Oliveira é Professor e Personal  Trainer da Cia Athletica Campinas. Seis vezes campeão sul americano de Levantamento de Peso Básico. Pós-graduado em Ciências do Esporte pela Unicamp.