Prevenção de dores no joelho

Salve salve galera...

A dor femoro-patelar é um dos distúrbios do joelho mais comuns observados na prática ortopédica. Portanto, é sempre bom ressaltar a importância dos exercícios preventivos e corretivos para o tratamento deste tipo de lesão/patologia que afeta aproximadamente 1 em cada 4 indivíduos da população geral em diferentes níveis e intensidade. 

Os fatores mais comuns para as síndromes femoro-patelares são: desequilíbrios musculares e/ou articulares e processos degenerativos. 

Tratamento e prevenção

O tratamento real e ideal envolve o diagnóstico de um médico ortopedista, fisioterapia para reverter as causas da dor e exercícios para o fortalecimento dos músculos.

A seguir estão citadas algumas orientações que podem ajudar na diminuição da dor no joelho e em sua prevenção:

- Fortalecimento dos músculos: 

Quadríceps (anterior da coxa), glúteo médio (lateral do quadril) e glúteo máximo (posterior do quadril), exercícios para fortalecimento de quadril em geral e rotadores externos do joelho, poplíteo, isquiotibial, fibular longo e tibial anterior. 

- Pisada:

Saiba o tipo de pisada e compre o melhor tênis para evitar desequilíbrios articulares. 

- Programe os seus treinos:

O volume alto de treino associado à alta intensidade dos exercícios podem provocar desequilíbrios musculares e/ou desalinhamentos articulares além de provocar processos degenerativos. 

Fique atento e programe o seu treino com qualidade.

Para saber mais, procure o seu professor de Educação física. 

EVITE DOR - SENTIR DOR NÃO É NORMAL. 


#FICA A DICA!

 rodrigo borgo

Rodrigo B. Borgo é Especialista em Bioquímica, fisiologia, treinamento e nutrição desportiva - Unicamp. Companhia Athletica - Unidade Campinas/World Gym (Atual W Gym). Professor de musculação e corrida/Personal Trainer/Avaliador físico. CREF - 063184-G/SP  Telefone: (19) 9789-6280 / (19) 3207-0540