Carga Imediata: Dentes Fixos Imediatamente Após a Instalação dos Implantes

Nas últimas colunas discutimos as técnicas de reabilitação total dos maxilares, através de técnicas de dispensam a realização de enxertos ósseos, como a técnica All-on-4 e os Implantes Zigomáticos. Além de evitarem os enxertos ósseos, tornando a cirurgia mais simples, mais previsível e com melhor pós-operatório, essas técnicas apresentam uma outra grande vantagem, que é a possibilidade de se realizar a Carga Imediata, isto é, a instalação de uma prótese fixa, em função mastigatória, imediatamente após a instalação dos implantes.

 abilio

No protocolo convencional da Implantodontia, proposto pelo Prof. Brånemark na década de 70, o implante só deve ser carregado após 3 meses de cicatrização na mandíbula e 6 meses na maxila. Portanto, de acordo com a técnica convencional, devemos aguardar de 3 a 6 meses para instalar os dentes fixos, após a cirurgia de instalação dos implantes. Neste período, o paciente fica sem os dentes, ou utiliza uma prótese provisória removível ou colada nos dentes vizinhos. Em muitas situações, ainda hoje temos que seguir esse protocolo terapêutico para que haja a devida segurança no tratamento.

 abilio

Em algumas situações específicas, é possível instalar os dentes provisórios diretamente sobre os implantes, isto é, realizar a Carga Imediata, o que aumenta consideravelmente o conforto do tratamento. Durante o período de cicatrização do implante, o paciente já se encontra com dentes fixos sobre os implantes, evitando o desconforto das próteses removíveis. Através da Carga Imediata, é possível estabelecer um excelente padrão estético e funcional desde os primeiros momentos do tratamento, elevando a auto estima durante o decorrer do tratamento.

 abilio

A Carga Imediata, quando bem indicada, não aumenta o risco de ocorrência de problemas com os implantes. Pelo contrário, ela até mesmo aumenta a qualidade do processo de integração dos implantes ao tecido ósseo dos maxilares, devido ao estímulo mecânico que os implantes transmitem às bases ósseas onde estão inseridos. Portanto, se bem indicada, a Carga Imediata traz benefícios consideráveis para o paciente, e para a biologia do tratamento.

 abilio

Entretanto, os parâmetros para se indicar a Carga Imediata são bem específicos, e devem ser respeitados. A indicação incorreta da Carga Imediata aumenta consideravelmente o risco de insucesso do tratamento, e pode levar à falha do implante. Portanto, é absolutamente imprescindível que a equipe odontológica esteja totalmente familiarizada com a filosofia da Carga Imediata, que esteja apta a indicar e realizar as melhores técnicas e procedimentos para realizá-la com segurança e previsibilidade.

Converse com o seu dentista sobre a Carga Imediata, suas indicações e contra-indicações. Com certeza, ele saberá indicar se existe a possibilidade de realizá-la em seu tratamento. 

 abilio
 abilio coppede

Dr. Abílio Coppedê é Cirurgião-Dentista, Mestre e Doutor em Reabilitação Oral pela FORP-USP, Pós-Doutorando em Implantodontia pela UnG, Pós-Graduado em Cirurgia Avançada pelo IAP - São Paulo, Coordenador do Curso de Especialização em Implantologia pela ABO-Campinas, Professor do Curso em Cirurgia Avançada de Implantes Zigomáticos pela Uningá - Maringá, Coordenador do Livro "Reabilitando Maxilas Atróficas Edêntulas Sem Exertos Ósseos" pela Quintessence Internacional, Autor de diversos Artigos Científicos Internacionais e Nacionais, Autor de diversos Capítulos de Livros Científicos na área de Implantodontia, Membro da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral, Membro da Academia Brasileira de Osseintegração.

Coordenador do Departamento de Reabilitação Oral da Clínica Odontológica Sculpere Odontologia e Arte- Campinas (www.sculpere.com.br).