A dor muscular pós treino

 

É comum sentirmos dor muscular entre 24 e 48 horas após uma sessão intensa de treino.

“Exercícios com contração excêntrica, particularmente em músculos não treinados, provocam dor muscular tardia, redução da flexibilidade e força” (Rinard et al.,2000).

Obviamente, a redução dos níveis de força e flexibilidade a que se refere o autor, foram avaliados durante o processo de dor.

A contração excêntrica do exercício, também conhecida como fase negativa, ocorre durante o alongamento  dos músculos motores primários ou  principais envolvidos no movimento, por exemplo, durante o “agachamento”, no momento em que se agacha, quadríceps, glúteos e uma parte dos posteriores da coxa estão em forte tensionamento.

Vários estudos correlacionam a dor pós treino com o aumento na corrente sanguínea, de uma molécula denominada creatinaquinase (CQ), presente na fibras musculares danificadas, principalmente na região musculotendínea.

 cassius oliveira

Cassius Oliveira é Professor e Personal  Trainer da Cia Athletica Campinas. Seis vezes campeão sul americano de Levantamento de Peso Básico. Pós-graduado em Ciências do Esporte pela Unicamp.