Você sabe o que significa “Mottainai”?

Você sabe o que significa “Mottainai”? Mottanai é uma palavra de origem japonesa 「もったいない」. Os dois ideogramas iniciais “mottai”「勿体」significam a essência ou substância dos materiais; enquanto que os dois ideogramas finais “nai”「無い」, significam inexistente, vazio, desprezo. Assim, o termo “Mottainai” poderá ser entendido como: um lamento pelo desperdiço das essências dos materiais, utilizar materiais inadequadamente, desperdiçar o potencial do objeto ou mesmo as virtudes das pessoas. No português a palavra significa “que desperdício ou não perca”.

Mottainai é um termo que expressa sustentabilidade e que nos ensina que devemos tirar o máximo proveito de tudo. A ordem é use e abuse de tudo o que adquire, porque só assim terá valido a pena a sua aquisição.

Quem acompanha meu blog (wwww.andreavita.com.br) sabe que insisto no fato de que a moda pode e deve ser sustentável e que a compra consciente é qualidade de vida. Assim repetir é moda. Afinal de que adianta comprarmos algo se podemos usá-lo apenas algumas miseras vezes?

Por isto o post de hoje é para despertar o Mottainai em você. Não desperdice, usufrua. Aprenda a tirar proveito de tudo o que você tem a começar de seu guarda-roupa. Feio não é repetir. Feio é a falta de originalidade e criatividade para usar as coisas.

Neste FDS todos os sites e que sou colunista iram receber um post como este. Conto com você para dar um fim ao MOTTANAI. O mundo caminha para a sustentabilidade e com a moda não pode ser diferente. É preciso aproveitar, reaproveitar e reinventar tudo.

Para mostrar que moda também pode ser sustentável, escolhi uma peça coringa: um shorts de couro preto, uma peça versátil e que pode ser usada em qualquer época do ano, inclusive no verão. Com ele montei diversos looks do mais casual até um mais sofisticado. Se você usasse uma composição desta por dia, a repetição da peça seria um mero detalhe, pelo fato do resultados serem completamente diferentes e originais.

Além disso, tudo é uma questão de perspectiva. Já parou para pensar que quando mostramos que sabemos manusear com destreza uma peça de roupa tirando dela o seu máximo, passamos a ser referencia em moda, criatividade, versatilidade e em composição de looks?

Inspire-se nos looks abaixo e pratique o Mottanai, escolhe uma peça do seu guarda roupa e mãos a obra. Desafia-se a inventar diversas composições.

 

 Andrea Vita

 Andrea Vita

 Andrea Vita

 Andrea Vita

 Andrea Vita

 Andrea Vita
 Andrea Vita

Sua formação privilegiada aliada a vivência em diferentes áreas do mercado de trabalho, conferem suporte e fundamentos para ajudar e compreender seus clientes no aspecto pessoal e profissional, bem como a diagnosticar e apresentar soluções no meio empresarial/coorporativo. Por isto realiza consultorias e ministra workshops e palestras pelo Brasil, levando pessoas a entenderem que imagem quando bem manuseada e aplicada, é uma poderosa ferramenta para o sucesso.