Coluna Voluntariado

Conforme prometi em meu último post, hoje darei as dicas para você que quer ser um palhaço de hospital. Mas antes, quero falar, sobre o que é ‘ser voluntário’, pois é necessário ter a consciência de que o trabalho voluntário é uma atividade muito séria, e que precisa de comprometimento e disponibilidade. Além do mais, antes de ser voluntário ele é um ‘trabalho’ a ser realizado com muita determinação e muito amor.

Quando imaginamos fazer um trabalho desta magnitude, primeiramente pensamos em nos doar, levar o bem ao próximo, mas na verdade, na maioria das vezes, recebemos muito mais do que doamos!

Com relação a ser um palhaço de hospital, a Ong Hospitalhaços recebe, todos os meses, centenas de cadastros de interessados em conhecer o trabalho que realizamos nos hospitais. Devido à essa grande procura, são realizados dois Processos Seletivos durante o ano, que acontecem nos meses de março e agosto.

Primeiramente, é preciso que seja feito um cadastro no endereço, http://www.hospitalhacos.org.br/cadastrodepalhaco.html. Este cadastro é automaticamente encaminhado para a administração, que responde por email dando as primeiras orientações.

Não é necessário ter experiência ou formação na área artística, pois, o candidato aprovado no processo, receberá uma capacitação que lhe permitirá descobrir o seu palhaço interior. E, através desta descoberta, ele irá escolher com qual ferramenta irá trabalhar seu personagem, tal como: fazer pequenas mágicas, esculturas de bexigas e contação de histórias, que são algumas das habilidades possíveis de serem desenvolvidas no decorrer do trabalho.

Algumas palestras também são realizadas durante o ano para promover a Ong e esclarecer as dúvidas dos interessados que desejam ingressar neste lindo e mágico trabalho.


 voluntariado

Se desejar enviar perguntas ou expressar opiniões sobre os temas tocados pela coluna organizada por Mario Eduardo Paes, envie email para:  apoio@hospitalhacos.org.br

Site:  www.hospitalhacos.org.br


 

 


 Mario Eduardo Paes

* Mario Eduardo Paes é formado em Gestão Pública e, desde 2009 é o Coordenador Geral da Ong Hospitalhaços; atuou no Sistema de Proteção e Defesa dos Direitos da criança e do adolescente como Conselheiro Tutelar de Campinas - Gestão 2009-2012; ministra palestras com temas ligados à Humanização Hospitalar, a importância do riso, voluntariado, motivação, e prevenção e orientação sobre doenças e drogas (SIPAT).