A importância do Planejamento Financeiro

Hoje quero falar um pouco para vocês sobre um assunto que ajuda na realização de vários sonhos idealizados, desde a compra da casa própria, a troca do carro, abrir o próprio negócio ou a tão sonhada independência financeira. Qualquer que seja o objetivo, para conseguir realizar todas as metas traçadas é muito importante colocar em prática o planejamento financeiro.

O primeiro passo desse processo é comportamental, pois envolve disciplina e foco, por isso, já comece a guardar todos os comprovantes de pagamentos e crie o hábito de anotar os gastos em um caderno. Pode-se utilizar um envelope, pasta ou até mesmo uma caixa para arquivar esses comprovantes e quinzenalmente ou mensalmente insira tudo numa planilha, assim você descobrirá onde sua renda está sendo gasta e se no final do mês o saldo está negativo ou positivo.

 


 Educação financeira

Se estiver com dívidas, tente quitá-las o quanto antes, pois dificilmente um investimento irá pagar os juros cobrados nas dívidas. Nesse caso, saiba exatamente qual o valor devido e tente negociar junto aos credores. Se o saldo for negativo e estiver consumindo a reserva, é hora de analisar a planilha e verificar onde cortar ou diminuir.

Então lembre-se: a principal função do planejamento financeiro é garantir sua qualidade de vida hoje e amanhã, e fazer com que seus sonhos sejam realizados. Portanto, faça sua parte e garanta uma vida tranquila para você e sua família, semana que vem eu volto para ensinar como criar a sua planilha!


 gisele kobayashi

Gisele Kobayashi

 E-mail: gisele@cktreinamentos

Fan page: CKTreinamentos
Telefone: 19. 8138.0189