Alta Performance na Tomada de Decisão

Uma das maiores ferramentas de um grande líder, é a rápida tomada de decisão.

Esta habilidade é adquirida após o entendimento do cérebro sobre diversas experiências e vivencias do indivíduo anteriormente ao momento da decisão. Assim, uma sábia decisão normalmente é tomada por pessoas mais experientes à uma determinada situação.

Durante a Guerra Fria, os EUA iniciaram um alto investimento no serviço de inteligência de suas forças armadas e de segurança . Sabendo dos riscos e dificuldades de enviar informantes, agentes infiltrados e a execução de planos secretos, a SWAT  (Special Weapons And Tactics / Armas e Táticas Especiais) começou os estudos do cérebro para tornar seus membros, grandes tomadores de decisão e minimizar erros e riscos destas missões. De forma geral, esta alta performance da SWAT pode ser comparada ao desempenho esperado dos líderes em situações críticas para tomada de decisão.

O principal obstáculo do cérebro para ter certeza de uma decisão, é a assimilação dos resultados de suas experiências. Ao raciocinar o aprendizado através do processo dos resultados de experiências passadas, o cérebro nos apresenta as chances positivas e negativas de cada possível decisão. Então ele entrega uma certeza, possibilidade, dúvida ou pane ao indivíduo na hora de decidir.

Assim como um computador mais fraco reage quando tenta rodar um software mais pesado, pode demorar horas para rodar corretamente ou pode rapidamente causar uma pane. Para que ele rode rapidamente sem pane, um processador potente deve ser instalado.

Para que o nosso cérebro rode mais rápido e sem pane, são necessárias 1.100 horas de treinamento específico para que a decisão se torne rápida e assertiva.

O programa de resistência mental  da SWAT é baseado em 4 técnicas, treinadas ao longo destas 1.100 horas para que todos seus agentes atuem com alta performance. Estas são:

1-     Fixação de Metas – foco no raciocínio e planejamento de ações para minimizar o pânico.

2-   Ensaio Mental – Pensar continuamente e detalhadamente em uma única atividade faz com que o individuo simule-a e torne-a natural para quando for necessário realizá-la.

3-     Conversa Interna – Pensamento positivo e a confiança do sucesso aumentam as chances das decisões assertivas.

4-     Controle da Excitação – controlar o corpo fisicamente através da respiração, aumenta o nível de oxigênio no sangue e faz com que as 3 etapas anteriores aconteçam mais rapidamente.

Hoje, as empresas vem treinando seus potenciais talentos, trainees e até diretoria em todas estas etapas, de forma adaptada para os riscos e atividades corporativas (Definição de Metas e Indicadores de Performance, Gestão de Projetos, Coaching , e Áreas de Trabalho Inspiradoras).

Um exemplo muito conhecido atualmente é a Google, que investe fortemente em locais de trabalho inspiradores e integradores para que seus funcionários consigam suportar maior pressão das metas e minimizem seus erros nas tomadas de decisão.

Veja Mais :

- Documentário History Channel, O Cérebro

http://www.youtube.com/watch?v=7s9WLg3XhUE

- Curso de Desenvolvimento de Metas
http://www.enora.com.br/cursos-in-company/definindo-metas-e-plano-de-desenvolvimento-de-competencias-individual-pdi

- Curso de Gestão de Projetos
http://www.enora.com.br/cursos-in-company/gestao-de-projetos

- Curso de Coaching para Líderes de Equipes
http://www.enora.com.br/cursos-in-company/coach-leader-desenvolvendo-e-sustentando-a-alta-performance

(Renato Fontana, renato.fontana@me.com)

 

 renato fontana

Empreendedor com foco na abertura de novos mercados e análises de novas tendências.

Primeira empresa aberta aos 20 anos, hoje participa de algumas empresas em diferentes segmentos como: Educação, Importação, E-Commerce e Serviços Estéticos. Não há limite para se empreender, basta não perder o foco e sempre amarrar um novo negócio com uma base já construída.