Jesus Cristo, você conhece este Homem?


 Deus

Jesus Cristo é Aquele Homem que veio ao mundo, há 2000 anos, como um de nós. Foi gerado no ventre de Maria, aparentemente uma mulher comum dentre tantas outras, mas que foi escolhida por Deus para ser a Mãe do Seu Filho. Ele teve José como pai adotivo, nasceu, cresceu, aprendeu a falar, a andar como toda criança. Morou em Nazaré e viveu uma vida de silêncio e obediência aos seus pais.

Tornou-se adulto e, aos 30 anos, iniciou a sua vida pública, chamando para caminhar junto de Si, doze discípulos que, durante três anos, viveram com Ele, aprenderam os seus ensinamentos, presenciaram as suas curas e os seus milagres, ouviram as suas parábolas e testemunharam a Sua Paixão (Agonia, Morte e Ressurreição).

Ele foi gerado, por obra do Espírito Santo, ou seja, pela vontade do próprio Deus de vir até o homem e estar com a humanidade. Jesus é o Verbo de Deus, Verbo no sentido de Palavra e Ação. Ele (Filho) é a Palavra de Deus (Pai) que se fez Homem; Ele é o próprio Deus que viveu entre os homens; é inteiramente Deus e inteiramente Homem; Ele ‘é o amor encarnado de Deus’[1] segundo o entendimento e a fé cristã.

No início do Evangelho de João lemos: “No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.” O Verbo é a Palavra de Deus e ela existe desde o princípio (Gn 1,1), e a Palavra de Deus é Jesus. Sendo Jesus a Palavra de Deus, Ele está com Deus desde o princípio. Ele mesmo é Deus, Aquele que se dá a conhecer no diálogo com a humanidade, revelando-se como Filho. Jesus humano é o encontro de Deus com a humanidade. ‘Deus invisível fala aos seus filhos, conversa com eles como amigo e convive com eles como Homem’[2]. Isso aconteceu pelo desejo amoroso do Pai de que os homens se tornassem participantes da ‘natureza divina’ por meio de seu Filho, ou seja, Jesus divino se fez humano para ensinar aos homens que eles são filhos de Deus, mostrando-lhes o rosto de Deus que é um Pai amoroso e misericordioso.

Jesus Cristo ainda vive! Ele ressuscitou dos mortos e se faz presente em todo homem de boa vontade conforme nos diz nas Escrituras: “todas as vezes que fizerem o bem ao menor de meus irmãos, é a mim que o fazem” (Mt 25,40).

Site: www.pequeninosdosenhor.org

Se desejar enviar perguntas ou expressar opiniões sobre os temas tocados pela coluna organizada por Rachel Lemos Abdalla, enviar email para: rachel.abdalla@pequeninosdosenhor.org

[1] Carta Encíclica do Santo Padre Bento XVI – Caritas est (Deus é amor)

[2] Constituição Dei Verbum 2 – Concílio Vaticano II

 rachel abdalla

Rachel Lemos Abdalla é fundadora e Presidente da Associação Católica Pequeninos do Senhor; é colaboradora da ZENIT.org – O mundo visto de Roma, responsável pela Coluna Pequeninos do Senhor de orientação catequética; é membro da ‘Equipe de Trabalho’ do ‘Ambiente Virtual de Formação’ da Arquidiocese de Campinas; escreve para dois sites em Portugal (ABC da Catequese  e Laboratório da fé); e é membro da Equipe de Formação da Paróquia Nossa Senhora das Dores.