A importância de avaliar resultados

Quando se trata de iniciar um programa de exercícios físicos, todos têm objetivos: seja o de reduzir ou ganhar peso corporal, melhorar o condicionamento físico, aumentar a performance em determinada atividade ou qualificar a composição corporal, é importante que se tenha uma referência da aptidão física atual.

Medidas como peso e altura, para determinação do IMC (Índice de massa corporal) e circunferência de cintura abdominal e quadril, para indicar a RCQ (relação cintura – quadril) até parâmetros de capacidade física como o Limiar anaeróbio e testes de flexibilidade, força e equilíbrio, são fundamentais para o sucesso da prescrição do treino e para futuras comparações.

A motivação é essencial para os praticantes de exercícios e acompanhar os resultados pode contribuir para a superação dos desafios pessoais.

 


 Cassius Oliveira

Cassius Oliveira é professor e personal  trainer da Cia Athletica Campinas. Seis vezes campeão sul americano de Levantamento de Peso Básico. Pós-graduado em Ciências do Esporte pela Unicamp.