Mantendo o Sorriso em Dia - Prevenção e Controle!

Antes de entrar especificamente nos tratamentos que a odontologia moderna pode oferecer, vou tecer alguns comentários sobre a melhor forma de tratamento já criada pela odontologia: evitar a necessidade de ter de fazer um tratamento!!!! Isso só é possível quando o indivíduo se integra a um rigoroso processo de prevenção e controle da saúde oral. Assim, é possível evitar a ocorrência de problemas desagradáveis, e manter os eventuais tratamentos realizados saudáveis em longo prazo. Para tanto, duas atitudes são fundamentais:

 

 odontologia

Atitude 1- Mantenha seu sorriso em dia!

Uma das formas mais efetivas de se tratar um problema é evitá-lo. Assim, para os problemas causados pelas doenças bucais (cárie e doença periodontal), existem ações que, se bem executadas, poderão diminuir a probabilidade destas doenças se desenvolverem e causarem danos maiores. Para que o tratamento preventivo seja efetivo devemos compreender algumas coisas:

Como as doenças se manifestam em nossas bocas?

Existem duas principais doenças bucais: a doença cárie (que ataca os tecidos dentários, o dente em si) e a doença periodontal (que ataca os órgãos que circundam o dente: gengiva, osso e ligamento periodontal).

As duas doenças são causadas por uma substância chamada de placa bacteriana, que forma-se a partir da união de vários componentes presentes em nossa boca: bactérias vivas, bactérias mortas, restos de alimentos, excreção de bactérias (toxinas), proteínas e etc.

Esta substância é prejudicial aos tecidos bucais, causando danos como a corrosão dentária (manifestação da doença cárie), ou mesmo inflamação das gengivas e sangramentos (primeiras manifestações da doença periodontal).

Como evitar?

As doenças bucais não têm cura, apenas controle; assim, não é possível eliminar completamente a placa bacteriana da boca, mas podemos mantê-la em um nível inofensivo, e a única forma de conseguirmos isto é através da higiene correta da boca. As duas principais atitudes são:


 odontologia

Higiene caseira

Muitos mitos e procedimentos ineficientes são divulgados diariamente pela mídia, e infelizmente, também pela maioria dos dentistas. Por isso, a incidência das doenças bucais ainda é tão grande: os métodos mais utilizados de higiene são ineficazes!!! Somente profissionais atualizados com os últimos conhecimentos científicos e com as técnicas e materiais mais modernos para higiene bucal poderão ensinar as formas mais eficazes de manutenção da higiene bucal, pois estas técnicas e materiais já se encontram disponíveis!!

A higiene caseira deve ser realizada através de 3 principais ações seguindo a ordem abaixo:

◦Higiene interdental – com fio ou fita dental, e principalmente com escovas interdentais adequadas;

◦Escovação – com escova adequada e pasta dentária adequada;

◦Bochecho – devem ser realizados com a supervisão de um profissional competente. A maioria dos bochechos não traz vantagens consideráveis para a saúde oral, a não ser que seja utilizada a solução correta, da forma correta.

Consulte um dentista habilitado para receber as informações mais atuais sobre higiene oral caseira, e mantenha sua saúde oral em dia!!!!


 odontologia

Atitude 2 – Visita periódica ao dentista

Estas visitas servem para:

◦Monitorar e acompanhar tratamentos realizados;

◦Avaliar a eficácia da higiene caseira do paciente;

◦Orientar o paciente quando necessário;

◦Detectar possíveis problemas em seus estágios iniciais;

◦Realizar profilaxia – limpeza realizada pelo profissional, com a utilização de equipamentos adequados e mais eficazes dos que os utilizados na higiene caseira (ultrassom, jatos de bicarbonato, pastas abrasivas com instrumentos rotatórios, etc).

 


 odontologia

Quais as vantagens da prevenção?

Além de ser um dos mais baratos procedimentos da odontologia, a prevenção, sem dúvida alguma, é o mais eficaz, já que atua diretamente na causa dos problemas (placa bacteriana) e não nas consequências deles (cáries, ausências dentárias, gengivas sangrando, etc). Além do mais, os procedimentos preventivos são confortáveis e deixam os clientes com uma sensação de bem estar e limpeza.

Quais as vantagens do controle e manutenção?

A longevidade dos tratamentos realizados está diretamente relacionada com a manutenção destes tratamentos. Um rígido protocolo de controle e manutenção profissional é fundamental para o sucesso em longo prazo dos tratamentos odontológicos. Nas consultas de controle e manutenção são avaliados os exames radiológicos mais recentes, e são realizados os procedimentos de limpeza e manutenção das restaurações e próteses, para que elas fiquem como novas sempre, aumentando sua vida útil.

Economize dinheiro, tempo e desconfortos: invista em prevenção, controle e manutenção!!!

 


 odontologia