O que é ser cristão?


 o que é ser cristao

No Cristianismo, ao contrário das outras religiões, o homem, ao sair em busca de Deus, descobre que já foi encontrado por Ele na pessoa de Jesus Cristo que lhe fala ao coração. Ele veio ao mundo mostrar a face de Deus: quem me vê, vê o Pai (Jo 14,9). Por isso, todo aquele que tem esse encontro pessoal com Jesus Cristo, O reconhece como o Filho de Deus e segue seus ensinamentos, é chamado cristão.

A palavra 'cristão' vem de Cristo que não é o nome e nem o sobrenome de Jesus, mas sim um título que significa Ungido, Messias, Enviado: o Ungido de Deus, o Messias esperado pelos judeus, o Enviado para salvar os homens do pecado do mundo.

Os primeiros cristãos foram homens simples, pescadores, que Jesus chamou para serem seus discípulos. E, de diferentes formas, Ele continua chamando, até hoje, homens e mulheres de todos os lugares, de todas as profissões, ricos e pobres, sadios e doentes, de todas as idades, para que caminhem ao Seu lado testemunhando o Amor de Deus no mundo onde vivem, como verdadeiros cristãos. Lemos no livro dos Atos dos Apóstolos (11,26) que foi em Antioquia que os discípulos foram chamados de cristãos pela primeira vez, quando passaram um ano inteiro trabalhando juntos naquela Igreja, instruindo uma numerosa multidão.

Mas, o que é ser cristão? É responder positivamente ao chamado que Jesus faz para segui-Lo; é ter atitudes e comportamentos coerentes com as virtudes cristãs, ou seja, com os ensinamentos que Ele deixou através de suas atitudes e palavras. As virtudes cristãs ‘não têm outra origem senão o Amor, e outro fim senão o Amor’[1]. ‘Elas permitem à pessoa não só praticar atos bons, mas dar o melhor de si’[2].

[1] Catecismo da Igreja Católica 25

[2] Catecismo da Igreja Católica 1803

Rachel Lemos Abdalla

Site:  www.pequeninosdosenhor.org

Se desejar enviar perguntas ou expressar opiniões sobre os temas tocados pela coluna organizada por Rachel Lemos Abdalla, enviar email para:  

rachel.abdalla@pequeninosdosenhor.org

 


 Rachel Abdalla

Rachel Lemos Abdalla Fundadora e Presidente da Associação Católica Pequeninos do Senhor; é colaboradora da ZENIT.org – O mundo visto de Roma, responsável pela Coluna Pequeninos do Senhor de orientação catequética; é membro da ‘Equipe de Trabalho’ do ‘Ambiente Virtual de Formação’ da Arquidiocese de Campinas; escreve para dois sites em Portugal (ABC da Catequese  e Laboratório da fé); e é membro da Equipe de Formação da Paróquia Nossa Senhora das Dores.