Vamos falar sobre cinema?

Quem não gosta de assistir um bom filme? Tenho trabalhado como ator em projetos de cinema, mas desde pequeno já era apaixonado pela tela grande.  Toda forma artística nos entretêm, educa e provoca questionamentos, mas o cinema talvez seja a mais completa, uma vez que nos envolve sensorialmente com imagens e sons numa sala escura.

O filme começa, personagens vão surgindo e após alguns minutos você já se sente dentro da trama. Um objetivo tem que ser alcançado, obstáculos surgem, , até que ao chegarmos ao ápice e esse objetivo é alcançado! Contemplamos o sucesso e sentimos uma sensação gostosa, um alívio, com a alma lavada. Isso se chama Catarse

Segundo Aristóteles, que em sua obra Poética descreve as características de um bom drama, a catarse refere-se à purificação das almas por meio de uma descarga emocional provocada exatamente por este drama. Essa narrativa se compõe basicamente dos elementos: Tempo, Espaço, Personagens e Foco Narrativo. Geralmente eles são organizados seguindo uma sequencia padrão, chamada Curva Dramática, quais sejam: Apresentação – Desenvolvimento – Climax – Desfecho. Essa estrutura possibilita uma harmonia e compreensão do enredo do filme.

O cinema é uma arte subjetiva na qual ao assistirmos um filme ficamos tanto no mundo real quanto dentro do filme. Desse modo, aprendemos a organizar os nossos sentidos de forma a dar coerência ao que vemos na tela, oscilando continuamente entre aparência e realidade. Cada pessoa tem uma experiência diferente, embora todos tenham visto o mesmo filme.

O processo de produção de um filme é muito complexo e demorado. A pré-produção e a pós-produção geralmente demandam muito mais tempo que o próprio período das filmagens. Tudo é orquestrado e tem um motivo para estar lá na tela. Mais pra frente, vamos falar sobre cada uma dessas etapas.

Este é meu primeiro post sobre o assunto no Blog e de agora em diante gostaria que se tornasse um bate-papo entre mim e você, nada formal. Também gostaria de agradecer à Raquel por esta oportunidade. Nos próximos falarei um pouco sobre a experiência nos bastidores, como é trabalhar como ator num longa metragem, sobre projetos independentes, e por aí vai.

Nos vemos em breve. Bons filmes a todos!

Andre Luis Camargo

Fan page: facebook.com/AndreCamargoAtor 

email:  andre@adiant.com.br

 


 andré camargo

André Luis Camargo é ator em projetos de cinema desde 2010, participou de quatro curtas e pequenas participações em dois longas metragens. Em 2012 protagonizou seu primeiro longa metragem ainda a estrear. Está participando de dois longas como coadjuvante e um curta metragem ainda é pré-produção e também tem projetos de estrear peças de teatro.