Espírito Santo, quem é Ele?


 Espírito Santo

O Espírito Santo é o Espírito de Deus e o mesmo Espírito que estava com Jesus aqui neste mundo. Ele sempre existiu! “No princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o ‘Espírito de Deus’ pairava sobre as águas” (Gênesis 1,1-2).

Jesus prometeu aos Seus discípulos que não os deixaria sozinhos depois que tivesse voltado para junto do Pai, por isso, Deus enviou o Espírito Santo para estar com eles, inspirando-lhes confiança e impulsionando-os a continuar evangelizando, e por todo o mundo.

Esse mesmo Espírito Santo que os discípulos receberam é o que nós também recebemos no Batismo. É Ele que nos faz conhecer Jesus Cristo como o Filho de Deus, nos faz chamar Deus de Pai e abre o nosso coração para acolhermos o mistério de Deus no mundo, desde a criação até os nossos dias.

As três pessoas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo são o mesmo Deus, e juntos são chamados de Santíssima Trindade. São três Pessoas em um só Deus. Isto é Mistério divino!

O Espírito Santo tem como símbolos na Igreja: ‘a água’, a ação do Espírito Santo no Batismo; ‘o fogo’ que desceu sobre os discípulos em Pentecostes[1]; ‘o vento’, o sopro de Deus na criação do homem; ‘o óleo’, como símbolo do vigor e da força; e ‘a pomba’ que desceu do céu no dia do batismo de Jesus. Os símbolos servem para dizer o que é ‘importante, mas que não é evidente’.

A família faz parte do plano de Deus para a humanidade. Assim como Deus é trino e Um não existe sem o Outro na Santíssima Trindade, o mesmo acontece na família. Uma pessoa sozinha não é uma família e, hoje, percebemos 'famílias' que estão sob o mesmo teto, porém com seus membros vivendo distantes e isolados, quando não estão fisicamente também separados. A convivência em família nutre o vínculo e fortalece os relacionamentos. A exemplo da Santíssima Trindade, precisamos praticar a vida em família, vivenciando sentimentos puros e verdadeiros na companhia do outro. 

Rachel Lemos Abdalla

Site: www.pequeninosdosenhor.org

Se desejar enviar perguntas ou expressar opiniões sobre os temas tocados pela coluna organizada por Rachel Lemos Abdalla, enviar email para: rachel.abdalla@pequeninosdosenhor.org

[1] Pentecostes: O Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo.

 


 Rachel Abdalla

Rachel Lemos Abdalla é Fundadora e Presidente da Associação Católica Pequeninos do Senhor; é colaboradora da ZENIT.org – O mundo visto de Roma, responsável pela Coluna Pequeninos do Senhor de orientação catequética; é membro da ‘Equipe de Trabalho’ do ‘Ambiente Virtual de Formação’ da Arquidiocese de Campinas; escreve para dois sites em Portugal (ABC da Catequese  e Laboratório da fé); e é membro da Equipe de Formação da Paróquia Nossa Senhora das Dores.