Reabilitação Oral - O Paciente Visto de Forma Integral


A Reabilitação Oral é o conceito de tratamento para as pessoas que já sofreram ao longo dos anos com inúmeras visitas ao dentista, sempre com vários procedimentos a se fazer, e nunca com uma solução definitiva à vista. Isso ocorreu ao longo de muitos anos, pois não havia um conceito global de tratamento do paciente odontológico; enxergava-se apenas o dente com problema, e tratava-se o problema. Não havia uma preocupação em se definir as causas do problema, que acabavam nunca sendo solucionadas.


 odontologia

Seguindo-se o conceito de Reabilitação Oral, o paciente passa a ser visto de forma integral, em todos os aspectos de sua saúde bucal, relacionando também sua saúde bucal com a saúde dos demais sistemas de seu organismo. Quando qualquer problema bucal, funcional ou estético, é detectado, começa então a pesquisa pelas causas deste problema! O tratamento proposto será para solucionar a causa do problema, e não apenas para o alívio de seus sinais e sintomas, desta forma, são alcançados resultados estáveis e duradouros nos tratamentos.


 odontologia

Diversos problemas comuns como dentes que quebram frequentemente, ou dores de cabeça recorrentes, por exemplo, podem ter como causa desarranjos no posicionamento e na relação de contato entre os dentes. Realizar um tratamento que apenas restaure o dente quebrado, ou tomar medicação com grande frequência para as dores de cabeça apenas resolvem os sintomas do problema, mas não solucionam o problema em si!!! A tendência é que o dente volte a quebrar em breve, ou que a dor de cabeça retorne sempre. Quando essa situação é conduzida seguindo-se os preceitos da Reabilitação Oral, e a origem dos problemas for diagnosticada como sendo proveniente do desarranjo dentário, é o desarranjo que deverá ser tratado!! Todo o tratamento será planejado para que a harmonia da mecânica dentária seja reestabelecida, utilizando-se todos os recursos disponíveis na odontologia moderna. Assim, com a origem do problema solucionada, o dente não voltará a quebrar e a dor de cabeça não retornará!

Imagem 3.jpg

A Reabilitação Oral é a filosofia que combina todas as especialidades odontológicas, como a Implantodontia, a Ortodontia, a Prótese Dentária, a Estética, a Endodontia, a Periodontia, e a Cirurgia Oral, integrando estas especialidades para que sejam realizados tratamentos completos, globais e eficazes. Por isso, é muito importante que a equipe de profissionais envolvidos nas diferentes especialidades seja altamente qualificada, e atue em perfeita sintonia. Somente equipes capacitadas e habituadas a trabalharem de forma multidisciplinar integrada são capazes de atingir os resultados definitivos possíveis de se obter com a Reabilitação Oral.

 odontologia

Ao realizar seu tratamento odontológico, procure por Centros Odontológicos que empreguem amplamente os conceitos modernos de Reabilitação Oral, e que ofereçam tratamentos que solucionem as causas dos problemas dentários, visando resultados mais estáveis e duradouros. Somente assim seu problema será solucionado de maneira definitiva!

 sculpere

 Abílio Coppedê

Dr. Abílio Coppedê é Cirurgião-Dentista, Mestre e Doutor em Reabilitação Oral pela FORP-USP, Pós-Doutorando em Implantodontia pela UnG, Pós-Graduado em Cirurgia Avançada pelo IAP - São Paulo, Coordenador do Curso de Especialização em Implantologia pela ABO-Campinas, Professor do Curso em Cirurgia Avançada de Implantes Zigomáticos pela Uningá - Maringá, Coordenador do Livro "Reabilitando Maxilas Atróficas Edêntulas Sem Exertos Ósseos" pela Quintessence Internacional, Autor de diversos Artigos Científicos Internacionais e Nacionais, Autor de diversos Capítulos de Livros Científicos na área de Implantodontia, Membro da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral, Membro da Academia Brasileira de Osseintegração. Coordenador do Departamento de Reabilitação Oral da Clínica Odontológica Sculpere Odontologia e Arte- Campinas (www.sculpere.com.br).

 sculpere