Transformação do Sorriso de Ronaldinho Gaúcho: A Odontologia na Mídia

Recentemente o jogador de futebol (e craque!!!) Ronaldinho Gaúcho se submeteu a um tratamento odontológico para aprimorar a estética de seu sorriso. A repercussão deste tratamento e de seus resultados foi enorme, tendo em vista que os dentes mal posicionados do Ronaldinho sempre foram sua marca registrada. Essa repercussão tornou-se ainda maior neste domingo que passou, pois a transformação do sorriso do Ronaldinho foi tema de reportagem do Fantástico, gerando grande interesse de todos pelos detalhes do tratamento divulgados na reportagem.

 

 odontologia

O grande interesse despertado pelo tratamento do Ronaldinho  é extremamente benéfico para a odontologia, pois mostra exatamente o que temos divulgado aqui nessa coluna semanalmente: para a odontologia dos dias de hoje, o céu é o limite!!!! Existem inúmeras técnicas e tecnologias disponíveis para o cirurgião-dentista, e cada situação clínica pode ser resolvida de inúmeras formas diferentes. As diferentes alternativas de tratamento devem ser analisadas e discutidas entre o dentista e o paciente, e a melhor alternativa deve ser escolhida em comum acordo, analisando os prós e os contras de cada alternativa.

 odontologia

No caso específico do tratamento do Ronaldinho, existiam várias formas de realizar seu tratamento. Devido às características de sua atividade profissional, o próprio jogador relatou que não gostaria de utilizar aparelho ortodôntico para corrigir a posição de seus dentes, pois isso poderia acarretar em lesões sucessivas dos lábios em possíveis traumas durante contato físico ou com a bola na face. Cirurgia ortognática também foi descartada pelo jogador, pois o impossibilitaria de exercer sua atividade profissional por tempo prolongado.

 odontologia

Tendo em vista estas considerações, o tratamento realizado envolveu em primeiro lugar a cirurgia plástica periodontal, procedimento que reduz a quantidade de gengiva aparente no sorriso, ou nivela corretamente os arcos gengivais para que o sorriso se torne o mais estético e agradável possível. Esta cirurgia é bem delicada, e tem um pós-operatório muito tranquilo, que não impossibilitou o jogador de exercer sua atividade, pois em 2 a 3 dias após o procedimento o paciente pode retornar às suas atividades físicas normais. Abordaremos maiores detalhes sobre a cirurgia plástica gengival em breve nesta coluna, em texto específico sobre este procedimento.

 odontologia

Logo após a cicatrização completa da gengiva, foram realizadas facetas laminadas de porcelana nos dentes anteriores do Ronaldinho. Essas facetas são delicadas lâminas de porcelana que são “coladas” sobre as superfícies dos dentes, permitindo a correção de problemas estéticos e funcionais dos dentes, como manchas, restaurações infiltradas, quebradas ou manchadas, dentes desgastados ou quebrados, dentes mal posicionados, desalinhados, defeitos na mastigação, entre outros. Os materiais e técnicas disponíveis atualmente possibilitaram que os preparos dentários para realização das facetas, que são pequenos desgastes realizados nos dentes necessários para acomodar a faceta de porcelana, se tornassem cada vez menores, e hoje são muitíssimo reduzidos, com espessuras de até mesmo 0,3mm. Isso significa que o preparo atual para facetas pode ser tão fino quanto um terço de um milímetro!!! Essas facetas especiais são chamadas de “lentes de contato” devido à sua baixíssima espessura e grande delicadeza. Apesar de extremamente finas, são muito resistentes e funcionais, possibilitando uma enorme gama de correções estéticas e funcionais, com grande previsibilidade e resultados excepcionais. Em breve nesta coluna também abordaremos especificamente o tema das facetas laminadas em porcelana em maiores detalhes.

 odontologia

Estamos finalizando um caso muito especial realizado por nossa equipe, onde também foram realizadas a cirurgia plástica gengival e as facetas de porcelana, da apresentadora Kátia Leopoldi, do programa Mulheres Avassaladoras (ver fotos abaixo). Entretanto, no tratamento dela, também foram realizados outros procedimentos como implantes dentários e coroas de porcelana pura nos dentes posteriores, para que não somente a estética do sorriso, mas toda a mecânica de sua mordida fosse corrigida. Em breve, publicaremos nesta coluna um texto específico sobre o tratamento da apresentadora na íntegra!

 odontologia

Portanto, fica aí mensagem de que nos dias de hoje, se existe o desejo de se ter um sorriso perfeito, estética e funcionalmente, basta procurar uma equipe odontológica competente e preparada, que com certeza o sonho será realizado, com procedimentos rápidos, delicados e seguros!

 

 sculpere e arte
 abilio coppedê

Dr. Abílio Coppedê é Cirurgião-Dentista, Mestre e Doutor em Reabilitação Oral pela FORP-USP, Pós-Doutorando em Implantodontia pela UnG, Pós-Graduado em Cirurgia Avançada pelo IAP - São Paulo, Coordenador do Curso de Especialização em Implantologia pela ABO-Campinas, Professor do Curso em Cirurgia Avançada de Implantes Zigomáticos pela Uningá - Maringá, Coordenador do Livro "Reabilitando Maxilas Atróficas Edêntulas Sem Exertos Ósseos" pela Quintessence Internacional, Autor de diversos Artigos Científicos Internacionais e Nacionais, Autor de diversos Capítulos de Livros Científicos na área de Implantodontia, Membro da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral, Membro da Academia Brasileira de Osseintegração.

Coordenador do Departamento de Reabilitação Oral da Clínica Odontológica Sculpere Odontologia e Arte- Campinas (www.sculpere.com.br).