Celebridades que já sofreram Bullying

O termo bullying tem origem da palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. Quando feito na internet, redes sociais e mensagens por celular é chamado cyberbullying, mas a premissa é a mesma.

Não é preciso haver agressão física, pode ser apenas uma ofensa moral direcionada diretamente a uma pessoa dentro de uma relação desigual de força ou poder, em que ela é incapaz de se defender, causando-lhe dor e angústia (algumas vítimas chegam cometer até suicídio).


 celebridades

O assunto é tão sério que artistas nacionais e internacionais estão se empenhando em campanhas contra esses abusos compartilhando, inclusive, experiências pessoais que passaram marcando e/ou modificando suas vidas pra sempre. Alguns relatos são surpreendentes por tamanha crueldade.

MICHELLE TRACHTENBERG: se engana quem acha que fama e dinheiro impede a pessoa de sofrer bullying, pelo contrário às vezes esse é justamente o motivo. Foi o que aconteceu com Michelle Trachtenberg que atua desde os três anos de idade e por isso foi maltratada na escola sem piedade. Conhecida por interpretar Georgina Sparks na série Gossip Girl, disse em entrevista ao canal E! , dois momentos que sofrera bullying que foram marcantes: a primeira quando uma garota da escola a empurrou da escada causando-lhe fraturas nas costelas e nariz, e a segunda, em sua festa de formatura da 8ª série em que, ao voltar do banheiro, todos haviam sumido, mas ao chegar ao quintal da frente, estavam prontos para humilhá-la. Incentivados pelo garoto por quem era apaixonada atiraram objetos nela.

 celebridades

MIKE TYSON: ex-campeão de pesos pesados se tornou lutador por causa das agressões que sofria. As crianças implicavam por ele ser gordo, feio e ter a língua presa. Suas companhias eram os pombos que ele criava no telhado de um edifício abandonado no Brooklyn, próximo da casa onde vivia com a mãe. Cuidava deles com tanto amor, que os chamava de seus filhos. Então, um dia, um dos garotos que o atormentava, pegou um pombo e, entre risos, torceu o pescoço até arrancar a cabeça do pássaro jogando o sangue em cima de Tyson que, pela primeira vez, revidou o maltrato.

 celebridades

DAVID BECKHAM: Um dos maiores jogadores de futebol do mundo sofreu bullying por ser apaixonado pelo esporte. Enquanto seus colegas pensavam em diversão, ele focava no futebol. Recusava noitadas e bebidas e os agressores diziam que isso era coisa de “mulherzinha”. Beckham está na campanha Beat Bullying: “O bullying é algo que todos nós temos responsabilidade de erradicar”, disse.


 celebridades

STEVEN SPIELBERG: O diretor de cinema mudou-se várias vezes de cidade em função do trabalho de seu pai. Solitário, desengonçado e excluído, ficava com sua câmera super-8 nas mãos fazendo filmes caseiros. Sofreu vários ataques antissemitas dos vizinhos e dos colegas de escola. Chegou a apanhar diariamente no recreio e ouvia as crianças berrando “Spielbergs, os judeus sujos”.


 celebridades

KATE MIDDLETON: A princesa britânica já declarou que teve que deixar o colégio em que estudava aos 13 anos por não aguentar as brincadeiras das outras meninas, que a consideravam “perfeitinha demais”.


 celebridades

GISELE BÜNDCHEN: aturou muitas piadinhas sem graça por ser magra e alta. Tinha três apelidos quando criança: Saracura, Olívia Palito e Somaliana.


 celebridades

CHRIS MARTIN: O vocalista da banda Coldplay era atormentado por um valentão do colégio porque preferia tocar violão e piano em vez de praticar esportes. Certo dia, Chris Martin estava andando com sua esposa, a atriz Gwyneth Paltrow, e encontrou o tal agressor. “Ele sempre me dizia que eu não seria nada na vida, então, perguntei o que ele estava fazendo da vida.” Com uma pontinha de sentimento de vingança complementou: “essa é minha esposa, Gwyneth. Ele ficou com o rosto corado e estava muito envergonhado”, disse Chris.


 celebridades

BILL CLINTON: o ex-presidente dos Estados Unidos sofria insultos constantes por ser gordo e não vestir roupas da moda.Um dos alunos mais velhos brincou sobre sua calça jeans de modelo carpinteiro e deu um soco na sua cara.


 celebridades

WINONA RYDER: Na escola, a atriz era ridicularizada por parecer um menino. Um dos garotos um dia a viu indo ao banheiro e bateu na sua cabeça achando ser um garoto indo no banheiro de meninas. A escola a expulsou e não o aluno que a agrediu. Anos mais tarde, em um café, o mesmo agressor pediu um autógrafo e a atriz norte americana perguntou: “‘Você se lembra de mim? Lembra-se da sétima série que bateu em uma criança? “

 celebridades
 milena baracat

Milena Baracat é formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). 

Atualmente atua com profissionais  no desenvolvimento, tratamento de acervos, informatização e tecnologia da informação aplicada para bibliotecas particulares e privadas.