Perugia, a jóia medieval no coração da Itália

A Itália sempre foi sinônimo de arquitetura, romantismo, moda, arte e gastronomia. O país tem belas cidades e é um dos destinos mais procurados pelos turistas de todo o mundo. Numa posição privilegiada na Europa, com ilhas, vulcões, praias, montanhas e picos nevados, a “bota” faz fronteira com a Suíça, França, Áustria e Eslovênia, sem citar o Vaticano e San Marino. O país é o quinto mais populoso do velho continente, com cerca de 60 milhões de habitantes, e a oitava economia mundial.

 perugia

Muitas pessoas viajam para a capital da moda, Milão, outras preferem um passeio de gôndola em Veneza ou os monumentos históricos de Roma. Na coluna de hoje vou falar sobre uma cidade fora do roteiro tradicional, na região da Umbria: Perugia.

 

 perugia

Localizada no topo de uma montanha, a cerca de 1 hora de Florença e 30 minutos de Assis, Perugia é referência em arte medieval e cheia de atrações: festival de jazz, igrejas, museus, deliciosos restaurantes... O centro histórico é um compacto e interessante labirinto.

 perugia

Muitos jovens vivem na cidade devido a suas duas universidades (Universidade de Perugia e Universidade Italiana para Estrangeiros). A vida noturna é vibrante, com nightclubs e pubs situados em prédios super antigos, que muitas vezes passam despercebidos pelos turistas.

O moderno MiniMetrò, ladeiras sem fim, escadas rolantes subterrâneas e becos que parecem “passagens secretas” dão um toque especial à cidade etrusca. Outra peculiaridade local são os chocolates. Pesquise pelo festival Eurochocolate e a origem do Bacci Perugina.

 perugia

Entre seus ilustres moradores está o pintor Pietro Vanucci, conhecido como Pietro Perugino, que viveu na cidade entre 1446 e 1523. Perugino foi um dos maiores pintores de sua época, tendo criado importantes obras na Capela Sistina. Foi mestre de Raffaello Sanzio da Urbino (sim, aquele Raphael), que junto com Michelangelo e Leonardo da Vinci fez história.

Berço de grandes mestres, com cenários insólitos, Perugia certamente vale uma visita!

 

 fernando fragoso

Fernando Fragoso estudou jornalismo na PUC-Campinas e trabalhou como repórter fotográfico e editor de site. Especializado em esportes e viagens. Em seu currículo tem mais de 100 competições e 22 países visitados. Atualmente, tem se dedicado aos desenhos e ilustrações, além de dar aulas de inglês no Cambuí. Contato: info@fernandofragoso.com