A bênção dos filhos


 abençoar os filhos

Deus te abençoe, meu filho! Esta era uma bênção comum dada nas famílias! Os pais e avós estendiam a mão para que seus filhos e netos a beijassem pedindo a bênção ao acordar, sair ou dormir, ou traçavam na testa deles o sinal da cruz.

Mas, quando foi que este gesto ‘caiu de moda’ e se perdeu no tempo? Porque os pais deixaram de abençoar seus filhos? Assim sendo, os filhos foram perdendo a graça derramada nas bênçãos, o despertar da fé que lhes é de direito desde sempre! E isto aconteceu porque o mundo está muito racional para se envolver com as coisas espirituais! Os homens tornaram-se distantes de tudo o que é relacionado ao divino, pelo materialismo e absolutismo de tudo o que os envolve.

Deus não cabe no nosso entendimento, Ele transcende nossa compreensão limitada, mesmo por que Ele é mistério! Mas pela fé de uma criança, tudo é possível! E não podemos tirar dela a graça da bênção e da sua inocente capacidade de entender o que os adultos não alcançam! Por isso, como pais, precisamos dar o que elas têm direito a receber: a bênção de Deus no desejo do nosso coração, além de uma orientação espiritual que lhes ensine que a vida é muito mais do que temos, mas é o que somos, o que amamos, o que respeitamos, e que vivemos sob o olhar e a presença constante de um Deus que é Pai e que nos ama.

Os pais têm o compromisso com Deus e a missão sagrada de abençoar os seus filhos. "O Senhor disse a Moisés: Diz a Aarão e aos seus filhos: ‘O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor te mostre o seu rosto e tenha piedade de ti! O Senhor te mostre o seu rosto e te conceda a paz!’ É assim que eles invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel, e Eu os abençoarei!” (Livro dos Números 6,22-27).

Comece hoje mesmo! Retome a tradição da bênção dentro de sua casa! Trace o sinal da Cruz na testa de seu filho, e invoque sobre ele as bênçãos de Deus em sua vida dizendo: Deus te abençoe, meu filho!

Rachel Lemos Abdalla

Site: www.pequeninosdosenhor.org

Se desejar enviar perguntas ou expressar opiniões sobre os temas tocados pela coluna organizada por Rachel Lemos Abdalla, enviar email para: rachel.abdalla@pequeninosdosenhor.org

 rachel abdalla

Rachel Lemos Abdalla é Fundadora e Presidente da Associação Católica Pequeninos do Senhor; é colaboradora da ZENIT.org – O mundo visto de Roma, responsável pela Coluna Pequeninos do Senhor de orientação catequética; é membro da ‘Equipe de Trabalho’ do ‘Ambiente Virtual de Formação’ da Arquidiocese de Campinas; escreve para dois sites em Portugal (ABC da Catequese  e Laboratório da fé); e é membro da Equipe de Formação da Paróquia Nossa Senhora das Dores.