O Agachamento

Entre os exercícios básicos do treinamento de força, o agachamento é o que apresenta a maior eficiência para o desenvolvimento muscular de membros inferiores.

Os principais grupos musculares envolvidos nesse movimento são: os extensores dos joelhos (anteriores da coxa), flexores dos joelhos (posteriores da coxa), extensores do quadril (glúteos e posteriores da coxa) e flexores do quadril (reto femural e ílio psoas). Além desses, grupos auxiliares e estabilizadores como os paravertebrais lombares e músculos do “core” são bastante  ativados.

É também um exercício importante sob o aspecto funcional, pois o movimento de agachar e levantar é constantemente realizado seja por atletas, como gesto desportivo, seja por não atletas, como função básica do corpo humano.

Há diversas formas de realizar o agachamento, com sobrecarga ou utilizando apenas o peso corporal, completo ou parcial, dependendo do nível do praticante. O importante é que a orientação seja feita por um profissional habilitado.

 cassius oliveira

Cassius Oliveira é Professor e Personal  Trainer da Cia Athletica Campinas. Seis vezes campeão sul americano de Levantamento de Peso Básico. Pós-graduado em Ciências do Esporte pela Unicamp.