Aprenda a escolher seu sutiã


 andrea

Este é um dos posts mais lidos do blog, desde que o escrevi  um ano atrás e por isto decidi dividi-lo com vocês. Não costumo repetir matéria, mas acredito que isto se deve ao fato de muitas mulheres terem dúvidas ou curiosidades sobre o assunto.

Um dos pontos mais difícil quando dou consultoria é fazer minha cliente entender que muitas roupas não vestem bem, por causa do tipo de sutiã que ela usa. E para algumas mulheres, falar de peças intimas não é um assunto muito fácil, pois acabamos por entrar ou invadir se preferir, sua intimidade.

Mas é de extrema importância sabermos que tipo de seios temos e que tipo de sutiã é o ideal para nós. O primeiro passo é  descobrir como é nosso seio: separado, flácido, grande, pequeno, espalhado.

Depois é preciso estabelecer o efeito que desejamos obter com o sutiã que vamos adquirir: Juntar, remodelar, aumentar, diminuir?

Se seus seios são grandes:

 

 andrea
 andrea
  • 1- Opte por sutiãs com alça e faixa lateral mais larga, os chamados firmadores e troque as alças de posição, para que os  ombros não fiquem marcados e doloridos.  
  • 3- Escolha sutiã com ângulo mais aberto, que levanta e remodela os seios.

    4- Evite modelos tomara que caia, pois o peso dos seios sem nenhuma sustentação, traz uma sensação de insegurança e desconforto.

Se seus seios são pequenos:

 andrea

1- Prefira sutiãs com fecho na frente, pois eles juntam os seios e dão a impressão de que são maiores.

2- Existem uma infinidade de sutiãs com enchimentos, mas cuidado para não exagerar, procure por modelos que os deixe o mais natural possível. Escolha o que se adapte melhor ao formato de seus seios.

3- Escolha bojos leves, macios e respiráveis.

4- Nunca escolher um sutiã tamanho menor pra ‘espremer’ os seios. O efeito é péssimo, pois corta ao meio os seios e cria uma aparência vulgar.

Se seus seios são separados ou espalhados:

 andrea

    1 – Procure por sutiãs estruturados, ou seja que iram acomodar seus seios dando-lhe forma e não ao contrário (dependendo do sutiã eles é que se amoldam ao seios pegando sua forma).

    2- Sutiãs mais unidos na frente costumam dar um bom resultado, mas cuidado se seus seios foram grande para não ficarem explodindo no sutiã.

Dicas Gerais:

1- Para usar com blusa branca: Bege é o ideal.

2- Se a blusa ou o vestido é decotado nas costas: esqueça o sutiã de silicone e o nadador. Opte por um lib, ou sutiã adesivo.

 andrea
 andrea

3- Para usar com vestido ou blusa tomara que caia: Opte por um sutiã tomara que caia ou faixa com bojo. Nada de alças de silicone.

 

 andrea

4- Para usar com roupas justas: Prefira os sem costura, que não ficam marcando por baixo da peça.

5- Quando escolher um sitia não é apenas o bojo que tem servir em seus seios, ele tem que servir nas costas também. Quando isto não acontece o resultado é catastrófico. Se ficou largo nas costas, a solução que damos é diminuir encurtando as alças e isto faz com ele suba nas costas, perdendo sua função, pois há uma transferência de sustentação para os ombros e é muito comum que o seio apareça ou escape por debaixo do bojo, uma vez que a estrutura de apoio das costas foi alterada, causando um desequilíbrio. Sem contar nas marcas que causam em nossos ombros e na dor suportada durante todo o uso.

6 – O contrário também não pode acontecer, as costas ficarem apertadas demais, porque machucam, incomodam e marcam a silhueta e consequentemente a roupa.

7- O sutiã não deve aparecer na roupa (salvo raros modelos próprios para isso, como os neons utilizados no verão), via de regra, a roupa deve cobri-lo por inteiro.

 andrea

8- Não deixe que aquela alça velha, suja, sem elástico, apareça sob a camiseta; e lembre-se, ao contrário do que muitas mulheres pensam alça de silicone não é invisível. Portanto, prefira alças que tenham a mesma tonalidade e estampas similares as blusas.

9 –Lembre-se que sutiãs tem prazo de validade, não duram a vida toda.

10- Se você procura um sutiã específico para uma peça de roupa não arrisque, leve a peça para loja para experimentar, assim não haverá erros.

11- Opte por peças de algodão ou mistos e evite os sintéticos que podem atrair fungos.

12- Por menor que sejam os seus seios nunca saia de casa sem sutiã, além de vulgar não é nada bonito.

13 – Não use enchimentos de silicone para passar a impressão que seus seios são maiores, todos iram perceber que seus seios mudam de tamanho conforme a roupa. Já que ninguém nasce com seios infláveis então saberão que se vale de artifícios o que não é nada legal.

 

 andrea
 andrea

14 – Se a regata que vai por é cavada nas costas, não use sutiãs com alças abertas que ficaram aparecendo ao lado das alças da camiseta, opte pelo modelo nadador que ficará escondido por inteiro.

15- Quando for comprar sutiã e outros tipos de langeries, opte por comprar em lojas especializadas onde poderá ter ajuda de profissionais para adquirir o que precisa e o que fica bem para o seu tipo de seio.

16 – Sempre experimente o sutiã que esta comprando, jamais compre um que não tenha experimentado. Todo modelo que gostar experimente, mesmo que ele aparente não ser ideal para você. Muitas vezes nos enganamos e deixamos de comprar peças que amamos porque não experimentamos.

Kisses And Kisses

AV


 andrea vita

Andrea Vita  - Sua formação privilegiada aliada a vivência em diferentes áreas do mercado de trabalho, conferem suporte e fundamentos para ajudar e compreender seus clientes no aspecto pessoal e profissional, bem como a diagnosticar e apresentar soluções no meio empresarial/coorporativo. Por isto realiza consultorias e ministra workshops e palestras pelo Brasil, levando pessoas a entenderem que imagem quando bem manuseada e aplicada, é uma poderosa ferramenta para o sucesso.