O Matrimônio, uma relação com o Amor


 matrimônio

Não existe receita para um casamento perfeito mas, é certo que, para ele ser completo, deve ser composto por três pessoas: marido, mulher e Deus (que é Amor), vivido numa tríplice e comum aliança!

Quando o casal ama a Deus é capaz de amar uns aos outros e amar seus filhos.

São três pessoas...mas, será que os casais acolhem Deus dentro da relação? Jesus disse: "O homem deixará o pai e a mãe e se unirá à sua mulher e os dois serão uma só carne, portanto, já não são dois, mas uma só carne, e o que Deus uniu, o homem não deve separar." (Mateus 19,5-6).

Ter a presença de Deus no relacionamento significa que, além de cumprir os Seus Mandamentos e ensinamentos, é ter, também, um bom relacionamento entre o casal; abertura ao diálogo; disposição para ouvir o outro com atenção; entendimento de que o parceiro tem vida própria e necessita de um espaço para fazer o que gosta; carinho; tolerância; confiança; um ciúme que seja controlado como forma de demonstração de amor e zelo pelo outro e não como uma doença que mata e faz o outro sofrer; e, sobretudo, a valorização da família, não se esquecendo que a sogra e o sogro são pais da pessoa que você escolheu para estar ao seu lado para sempre. Além do mais, paciência e compreensão são fatores primordiais numa relação na qual cada um veio de uma família com histórias e vivências, na maioria das vezes, bastante diferentes.

Se o casal conseguir viver nesta direção, certamente estará acolhendo Deus dentro do seu lar, que deve ser o seu céu; e, também, preparado para receber os filhos que Ele permitiu ou permitirá ter, "criando-os, educando-os e corrigindo-os como quer o Senhor" (Efésios 6,4).

Rachel Lemos Abdalla

Site: www.pequeninosdosenhor.org

Se desejar enviar perguntas ou expressar opiniões sobre os temas tocados pela coluna organizada por Rachel Lemos Abdalla, enviar email para: rachel.abdalla@pequeninosdosenhor.org


 rachel abdalla

Rachel Lemos Abdalla  é Fundadora e Presidente da Associação Católica Pequeninos do Senhor; é colaboradora da ZENIT.org – O mundo visto de Roma, responsável pela Coluna Pequeninos do Senhor de orientação catequética; é membro da ‘Equipe de Trabalho’ do ‘Ambiente Virtual de Formação’ da Arquidiocese de Campinas; escreve para dois sites em Portugal (ABC da Catequese  e Laboratório da fé); e é membro da Equipe de Formação da Paróquia Nossa Senhora das Dores.