Benefícios da musculação à saúde do idoso

Com o envelhecimento, o corpo humano sofre diversas alterações e muitas delas relacionadas com a perda da massa muscular e óssea. A partir de aproximadamente 30 a 35 anos é possível detectar vários casos de osteopenia (perda de massa óssea) principalmente em mulheres, devido a fatores genéticos ou relacionados ao estilo de vida, como a  inatividade física e alimentação inadequada ao longo da vida.

Os exercícios com pesos representam uma ótima alternativa para a melhora da densidade óssea e da hipertrofia muscular, proporcionando inúmeros benefícios.

Outros fatores como perda da força e do equilíbrio também são frequentemente relatados no envelhecimento e podem ser minimizados através de um programa sistemático de musculação e exercícios funcionais.

É importante enfatizar que qualquer programa de treinamento terá maior sucesso se for iniciado preventivamente, mas sempre é possível utilizá-lo independentemente da idade do praticante.

 

cassius oliveira

Cassius Oliveira é Professor e Personal  Trainer da Cia Athletica Campinas. Seis vezes campeão sul americano de Levantamento de Peso Básico. Pós-graduado em Ciências do Esporte pela Unicamp.