Alemanha dos romances - Roteiro romântico - Coluna Viagem por Magalia Fazzioni

Por toda minha vida ouvi falar tantas coisas ruins a respeito da Alemanha e, principalmente dos alemães, que tinha certa aversão ao país e às pessoas quer lá vivem, porém ao conhecer meu marido, ferrenho admirador da Alemanha e de seus moradores, comecei a conhecer o outro lado da história e a concordar com várias colocações e pontos de vista dele: A Alemanha é linda, romântica, organizada, seus moradores são metódicos na medida certa, lá tudo funciona na prática conforme se coloca no planejamento, as pessoas são cordiais (eu disse cordiais, não simpáticas), não chegam a ser antipáticos, mas estão longe de ter a simpatia e acolhida dos brasileiros, bem, cada um com suas características.

 

O que realmente importa aqui é deixar claro que todo país tem sua beleza natural, seus atrativos físicos, históricos e culturais.

Que a Alemanha não se resume a locais onde se deu o Holocausto ou onde aconteceram as atrocidades que conhecemos, mas que é um país que tem seus encantos de história rica em romance e natureza extremamente bela.

Estive por duas vezes nos país, mas ainda não havia conhecido os lindos castelos dos quais eu sempre ouvia falar, portanto em nossa ultima viagem meu marido decidiu me levar para conhecer os castelos construídos pelo Rei Luis II (Ludwig II em Alemão), os castelos de Linderhof , Herrenchiemsee e Neuschwanstein, este último foi a inspiração de Walt Disney para a criação do Castelo da Cinderela dos contos de fada. Todos esses três castelos ficam localizados na região da Baviera, próximo a Munique.

O único castelo que foi concluído com o Rei Luis II ainda vivo foi o de Linderhof (construído em 1869). O Rei tinha um projeto megalomaníaco de construir grandes castelos.

Mesmo o castelo de Linderhof ser considerado o menor das três construções, ele chama a atenção pelo grande riqueza de detalhes do palácio.

Segundo conta a história, Luis II era aficionado pelo Castelo de Versailles e, por isso, todas as suas obras apresentam forte inspiração na arquitetura e decoração clássicas francesa.

Infelizmente não tivemos tempo de visitar o castelo de Herrenchiemsee, mas os castelos que visitamos supriram essa falha e, aproveitando para dar atenção a todos os detalhes deles.

Newschwanstein é conhecido como o castelo do Cisne. Em quase todos os cômodos do castelo encontramos imagens ou esculturas de cisnes, mais uma paixão do Rei.

 

“De médico e louco todo mundo tem um pouco”. Louco e excêntrico, Luis II não chegou a ver seu maior castelo terminado. Neuschwanstein começou a ser construído em meados do século XIX e até hoje é um dos cartões postais mais visitados de toda a Alemanha.

 

Cercado por floresta, montanhas, cascatas e linda paisagem, o castelo de Neuschwasntein fica numa região muito bonita, porém o castelo não teve os mesmos cuidados de acabamento, pois na época de sua construção o Rei não dispunha mais de dinheiro e os nobres alemães não queriam investir em mais um “sonho megalomaníaco” de Luis II.

Ao chegar à base do castelo, local onde se compra tickets e se prepara para a subida ao castelo, você tem três opções: pode seguir a trilha caminhando ao longo da floresta local, contratar uma Van ou fazer a subida de charrete (essa foi minha opção, pois achei mais romântico e apropriado ao momento).

As fotos que se pode tirar lá de cima são lindíssimas!!

Caso você decida ir até o castelo de Neuschwanstein por conta própria, abaixo segue uma dica:

- A partir de Munique, ou de qualquer cidade da Baviera, pegue um trem para Fussen e depois pegue um ônibus até a base do Castelo de Neuschwanstein, de lá você pode escolher uma das três opções que indiquei acima.

A melhor opção de passe é usar o Bayer Ticket, pois ele vale pelo dia inteiro e também para o transporte publico em Fussen. O meio de transporte para a subida ao castelo não esta incluso no Bayern Ticket.

 

São diversos castelos espalhados por toda a Alemanha mais de 4 mil, em sua grande maioria são castelos suntuosos, enormes, com tantos quartos e tantos cômodos que não conseguiríamos percorrer todos os aposentos em um só dia, muito menos em uma visita rápida de turista, portanto sugiro que faça um roteiro particular e reserve um bom tempo para ver os castelos sem pressa para poder apreciar todos os detalhes, fotografar e deixar gravado em sua memória as experiências deliciosas que viverá com essas viagem. Esse passeio é chamado de Roteiro Romântico.

 

Para ter mais ideias de Castelos para visitar na Alemanha, segue um link com alguns dos 100 mais bonitos Castelos da Alemanha:

 

http://www.alemanhaporquenao.com/2011/06/os-castelos-mais-bonitos-da-alemanha.html

 CASTELO DE LINDERHOF

CASTELO DE LINDERHOF

 JARDM DO CASTELO DE LINDERHOF

JARDM DO CASTELO DE LINDERHOF

 CHAFARIZ DO CASTELO DE LINDERHOF

CHAFARIZ DO CASTELO DE LINDERHOF

 CASTELO DE NEUSCHWASTEIN NO INVERNO (FONTE WIKIPEDIA)

CASTELO DE NEUSCHWASTEIN NO INVERNO (FONTE WIKIPEDIA)

Magali Fazzioni

 

Formada em Turismo com Ênfase em Eventos pela UNIP- Universidade Paulista. Realizou trabalhos na área de Eventos Corporativos, mas sua “veia” sempre foi a de vendedora, por isso foi proprietária de Café, loja de artigos para festas e atualmente atua no mercado como Corretora de Imóveis. Viajante inveterada visitou muitos países e cidades e considera a viagem um bem de conhecimento inesgotável. “ As experiências vividas numa viagem nunca serão tiradas de nós, podemos perder tudo, menos nosso conhecimento.”  Contato:magalifazzioni@gmail.com /  (19) 99787-9320 Instagram: @magamoises