Aquecimento diversificado

As lareiras atuais oferecem design moderno, segurança e inovação.

 Fonte: http://www.decoracaoedicas.com.br/dicas-de-decoracao-com-lareira/

Quando lembramos de lareira, a primeira imagem que vem á mente geralmente é de  um modelo tradicional a lenha de alvenaria.  Não estranhe, pois esse segmento se modernizou há anos. Hoje encontramos além do tradicional e dos salamandras opções alimentadas a gás, a biofluido e elétricas ( com chamas em 3D e controle remoto ainda).  

Lareira  também conhecida no passado como “fogão de sala” é uma ótima dica de decoração que combina com o inverno. Além de servir para aquecer o ambiente serve para decorar. No passado era muito usada também para cozinhar e iluminar o ambiente. Com os avanços tecnológicos associado a falta de espaço das grandes metrópoles surgiram adaptações ao modelo tradicional.  Hoje encontramos lareira ecológica, lareira elétrica e versões modernas também da lareira a lenha.

 No modelo ecológico para ascender é usado biofluido a base de etanol. O acabamento pode ser em diversos materiais como madeira, mármore, granito e porcelanato para finalizar a caixa de aço lacrada.

A lareira elétrica não tem mistério. Basta conectá-la a tomada e ligar. Não existe fogo nesse modelo que mesmo assim esquenta. O mecanismo usado é igual ao que existe em aquecedores de gás. Nesse modelo não tem a emissão de gás carbônico e nem precisa de obras para instalação. A chama só é decorativa com toras de cerâmicas ou em 3D.  Além de aquecer ela pode ser usada também só para decoração ou em modelos mais modernos funciona como purificador de ar.

A Lareira a lenha é o modelo mais tradicional e é alimentada por toras de pinho que perfuma o ar ao serem queimadas. Uma chaminé não pode faltar. São encontradas no canto ou em posição frontal de ambientes. O acabamento pode ser em aço carbono pintado, escovado ou aço inox. Além de cobre, latão, chapa naval ou pintura eletrostática. Nesse caso o calor é irradiado pelo metal deixando o ambiente confortável. Este caso precisa de intervenção para ser construída ou instalada.

Com tantas opções é possível instalar em qualquer tipo de imóvel, inclusive em apartamentos. Saiba analisar a melhor escolha e lembrar qual combina com o projeto arquitetônico da casa.

Nayá Freitas

Nayá Freitas é Mineira de Uberlândia que mora em Campinas há mais de 21 anos. Trabalha com assessoria de imprensa desde 2007.