Segurança Digital – Preste muita atenção nesse assunto - Coluna de Rafael Moleiro

 

            Esse é o primeiro texto que escrevo e quero começar com um tema bastante delicado: Segurança Digital.

  Foto Segurancadigital.jpg

Foto Segurancadigital.jpg

            Você já parou pra pensar no conteúdo a seu respeito que está disponível na Internet? Não estou apenas falando daquilo que você compartilha em redes sociais, mas falo também de informações sobre documentos, e-mails, dados pessoais, informações financeiras, fotos pessoais, e por aí vai... Se você parar pra pensar um pouquinho só, vai perceber que tem muito mais sobre você disponível em algum lugar digital do que você imagina.

            Agora pergunte pra você mesmo: Você está protegendo essas informações de maneira correta?

            É muito importante ter atenção na proteção dessas informações. Ter uma senha apropriada, segura e que seja difícil de ser descoberta por pessoas mal intencionadas é primordial.

Vou citar aqui um exemplo que aconteceu no ano passado. Milhares de pessoas utilizam smartphones para tirar fotos pessoais. Um dos recursos que todos os smartphones tem (seja ele um iPhone, Android ou Windows Phone) é o backup de suas fotos na Internet. A princípio, parece algo muito bom, pois as fotos ficam protegidas por uma senha e só você sabe e, caso perca seu smartphone, suas fotos estão salvas. Sabendo disso, alguns hackers usaram um aplicativo para descoberta de senhas e usaram em contas de celebridades, obtendo sucesso. De posse das senhas, muitas fotos íntimas de celebridades foram copiadas e publicadas na Internet. Celebridades como Jennifer Lawrence, Demi Lovato e muitas outras com suas fotos divulgadas publicamente. Consegue imaginar essa situação acontecendo com você?

            Vou dar aqui algumas dicas sobre segurança:

l Smartphone: Tenha uma senha de acesso. Pense que se você perder seu celular, quem encontra-lo terá acesso a todas as suas fotos, e-mails, contatos, mensagens, etc… Cuidado também com os serviços de backup online.

l E-mail: Uma senha forte e diferente de qualquer outra. O e-mail precisa ser seu cofre, seu ponto mais seguro. Geralmente quando você esquece a senha de algum serviço, um e-mail é enviado para você. Portanto, se descobrirem sua senha de e-mail, podem conseguir acesso a muitos outros serviços.

l Internet Banking: Utilize senhas diferentes de seu e-mail e outros serviço de internet e não use algo fácil de descobrir como datas ou nomes de pessoas da família.

 

            Numa próxima ocasião, vou abordar melhor o assunto sobre senhas fortes.

Rafael Risso Moleiro

 

Graduado em Ciência da Computação na Universidade Anhembi Morumbi e apaixonado por novas tecnologias. Está sempre antenado com os novos lançamentos e acontecimentos na área. Atualmente trabalha em uma grande empresa na área de tecnologia da informação, casado e pai de 1 filho. Contato: rafamoleiro@gmail.com