Crítica de cinema por Vicente Neto - Filmes: Concussion (Um homem entre gigantes) e The Witch (A Bruxa)

Concussion (título em Português “Um Homem Entre Gigantes”)

Mais um filme do tipo ‘baseado em história real’ que eu tanto gosto.

Este filme, conta a história do médico neuropatologista forense africano Bennet Omalu, que trabalha fazendo autópsias. Em um de seus plantões, ele recebe o corpo de um famoso jogador de futebol americano, que morreu de infarto, porém estava vivendo como sem teto, e desequilibrado. Omalu, então, descobre um mal no cérebro e começa a investigar, depois de outro caso com outro jogador, e supõe que tal mal, é causado por pancadas na cabeça, muito comum no esporte. Após esta descoberta, ele abre uma ‘guerra’ com a liga de futebol NFL.

Muito interessante, e vale também pela ótima atuação de Will Smith.

The Witch (título em Português “A Bruxa”)

Havia lido que este filme foi muito elogiado pelo Stephen King. Sendo assim, ganhou a minha atenção. Por isso, acho que fui esperando mais, e não achei nada demais.

O filme conta a história de uma família, extremamente religiosa (acredito serem testemunha de Jeová), expulsa de uma comunidade justamente pela divergência religiosa. Assim, essa família (casal e 5 filhos) se muda para uma fazenda, isolada, à beira de uma floresta. Assim que chegam, o filho mais novo, some de repente. Aí ficam sem saber se foi pego por um animal ou se por uma bruxa. A partir daí, em busca de respostas, coisas estranhas acontecem com eles.

Meio sinistro, bizarro até, mas bem atuado, especialmente pelas crianças. No final, diz que alguns diálogos foram tirados de eventos reais.

Quem gosta do tema, veja, mas não espere muito.

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em DVD. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.