“O que eu comi e bebi no Canadá” - Coluna Viagem por Grá Vulcano

Oi gente!!!

Infelizmente alguns motivos pessoais e profissionais me mantiveram muito ocupada e longe do blog nos últimos dois meses. Mas, cá estou eu de volta, contando minhas aventuras pra vocês novamente! J

Acabei de regressar de uma viagem incrível ao Canadá, com a minha família.

Foram 15 dias intensos, visitando Toronto, Montreal, Quebec City, Gananoque (e suas ilhas em Thousand Islands), Ottawa, Niagara-on-the-Lake e Niagara Falls. (inclusive, comemorei meu aniversário em Montreal, com direito a festinha no quarto do hotel e tudo o mais!!rs...foi bem divertido!!).

Aos poucos, terei muito para contar aqui sobre todos esses lugares lindos e suas particularidades. Mas hoje, especificamente, tive vontade de escrever sobre o que eu comi e bebi no Canadá!!! Rsrs... sim, porque comer e beber também fazem parte da viagem, né meu povo?! Rsrs...

exif_temp_image.JPG

O Canadá apresenta uma grande variedade étnica. Andando pelas ruas, pudemos notar a miscelânea de pessoas de todas as partes do mundo que moram ou estão apenas de passagem, principalmente indianos e chineses.

 Acredito que, por isso, exista também uma variedade enorme de tipos de comidas de todas as raças, a gosto do freguês mesmo!

IMG_3068.PNG

Não consegui identificar nenhuma comida “super típica canadense”, porque, no geral, a alimentação deles é bem parecida com a dos EUA. Mas, a mais típica de todas, no entanto, se chama POUTINE!

É uma porção de batatas fritas, coberta com um molho chamado “gravy” (parece um molho de carne, amarronzado) e pedaços de um tipo de queijo branco por cima.

Existem muitas variações de Poutine, mas nós preferimos comer a ”basiquinha” mesmo, pra não ter erro! Rsrs...

Há redes especializadas (como a Poutineria), e preferimos comer nela, afinal, nada melhor do que experimentar o prato típico local com quem é especialista no assunto. J

O que eu achei do Poutine? Achei OK! Tipo, gostosinho, porém nada de mais. Batata frita com molho. Ponto. Mas, quem for ao Canadá, é obrigatório provar! Rs..

IMG_0424.JPG

Outra coisinha pra experimentar, você vai encontrar em uma rede chamada BEAVER TAIL (não sei se tem em todo o Canadá, mas comemos em Ottawa e depois vi em Niagara Falls).

É uma espécie de massa frita (porém sequinha), em formato de “rabo de castor” (daí vem seu nome em inglês), coberta com uma variedade de toppings a sua escolha! Optamos por creme de avelã (tipo Nutella).

Como é bem famoso (faz fila na frente o dia todo), vale experimentar, porém, não achamos nada de mais também.

IMG_0419.JPG

Agora, vou citar uma rede fast food de cafeteria, que só tem no Canadá, chamada TIM HORTONS!!!

É tipo Starbucks, muitoooo famosa no país, principalmente por seus cafés e doughnuts.

Possui uma centena de lojas espalhadas por todos os lugares. Você tropeça em um TH em cada esquina literalmente! Rs...

Comemos lá várias vezes, entre uma correria e outra, em ruas e estradas que percorremos, e amamos!!!

IMG_0226.jpg

Vamos falar agora sobre os famosos waffles regados a MAPLE SYRUP!!!

Primeiro, para vocês entenderem o tal do Maple Syrup: Maple é árvore que apresenta as famosas folhas (maple leaves), que são o símbolo do Canadá e encontram-se, inclusive, na sua linda bandeira.

IMG_1312.JPG

O Maple Syrup é um xarope feito com essas folhas de maple, que pode ser usado para vários fins culinários, mas, o mais utilizado é, sem dúvida, regando os deliciosos waffles!!! Rs...

Os do Canadá são os melhores, vendidos como souvenir, em lindas embalagens de vidro com formato da folha de maple, mas também podem ser encontrados em supermercados com melhores preços e embalagens plásticas.

E, já que comecei a falar sobre MAPLE, vale acrescentar que tudo no Canadá tem a opção “sabor maple”: sorvetes, biscoitos, recheios de chocolates, cafés, balinhas, pirulitos, etc...e tudo é encontrado como souvenir, vendidos em toda parte.

A maioria dessas coisas tem o formato da folha de maple.

IMG_3069.PNG

Uma vez lá, e não tendo isso no Brasil, fiz questão de provar tudo o que eu pude nesse sabor.

Existe uma espécie de TORRÃO DE MAPLE (como um torrão de açúcar mesmo, mas feito com maple) que achei bastante doce. Mas acredito que seja perfeito e muito bonito para adoçar um cafezinho, servido ao lado, no pires, por exemplo.

IMG_2191.JPG

Esse sorvete maravilhoso abaixo, sabor maple of course (rsrs...), é de uma chocolateria famosa canadense, chamada LAURA SECORD ...Achei chique!!!rsrsrs...

IMG_1196.JPG

E, em se tratando de sorvetes, abaixo vem o melhor sorvete de maple que tomei, coberto com casquinha dura de chocolate sabor avelã.

Foi em uma deliciosa chocolateria no centro de Quebec City chamada CHOCOLATO!

Lá podíamos selecionar o tamanho e sabor do sorvete e, depois disso, escolher dentre os diversos sabores de chocolate para a cobertura de casquinha dura. (chocolate com sabores de: framboesa, menta, amargo, ao leite, branco, avelã, laranja, doce de leite, pasta de amendoim, caramelo com flor de sal, etc..)

Um paraíso para os amantes de chocolates e sorvetes.....e um pesadelo pra nossa dieta..rsrs!!!!!!

Outra sorveteria bem famosa, localizada na cidadezinha de Niagara-on-the-Lake, é a COWS!

A loja é linda e fofa, possui algumas opções deliciosas e diferentes de sabores de sorvetes (me lembrou um pouco a Ben & Jerry).

A casquinha é feita e enrolada na hora, ali mesmo, nossa frente!! Uma delícia!!

Dessa vez não escolhi o sabor “maple” para o meu sorvete!!rsrs... preferi “pumpkin patch”, de abóbora, que estava simplesmente magnífico!!!!! Cada um de nós escolheu um sabor diferente e amamos!!

IMG_3070.PNG

Um momento mais “light” agora! Rsrs...

Não posso deixar de relatar aqui sobre as maravilhosas frutas vendidas em mercados centrais. Visitamos os de Toronto e Quebec City. Frutas lindas e fresquíssimas!

Experimentamos uma maçã divina e achamos muito bonita a forma de embalarem as frutas!!! Lindo de se ver!! J

IMG_3071.JPG

Ahhh, e para vocês que são amantes de KIT KAT como eu, encontrei no Canadá 3 sabores que eu ainda não havia experimentado (e olha que já provei quase todos os que existem no mundo, graças as minha amigas Ana e Lú Júlio, que me trouxeram da viagem delas à Tailândia uns sabores super diferentes, que só tem na Ásia).

No Canadá provei : Cookies & Cream, Laranja e Menta (o de menta é lindo!!!! Verde por fora!!rsrs..)

IMG_3072.PNG

Agora uma pausa nos doces!!!rsrs... (bonito a dentista-formiga aqui dar todas essas dicas açucaradas!!!rsrs...)

Vamos falar novamente sobre coisas salgadas!rs...

Uma pizza maravilhosa que comemos em Toronto foi  no Sport Bar chamado BOSTON PIZZA!!

É praticamente o mesmo sabor da Pizza Hut, então, pra quem gosta, é ótima!!!

O ambiente também é super gostoso, cheio de telões exibindo esportes (principalmente hockey no gelo, que é o esporte número 1 dos canadenses).

IMG_1912.JPG

Outro lugar super legal é a rede de hamburgueria e Sport Bar chamada WAHLBURGERS, que pertence a família Wahlberg (Donnie Wahlberg do New Kids on the Block (meu amor..hehe), o famoso ator de Hollywood Mark Wahlberg, e o outro irmão deles (chef de cozinha e empresário), Paul Wahlberg).

O Wahlburgers virou até Reality Show, e passa no mundo todo através da tv a cabo.

Possui burgers e muitos outros tipos de comidas, drinks...ambiente muito legal e tudo super gostoso!

IMG_2530.PNG

Falando um pouco agora de algumas coisas que bebi por lá...

Não posso deixar de citar a delícia que encontramos em uma loja da LINDT em Montreal!!!

Ela tem um “espaço cafeteria”, que vende CHOCOLATE QUENTE LINDT!!!!

 Nós que já amamosss os chocolates da Lindt há muitos e muitos anos, piramos com o chocolate quente!!Dos deuses!!!

image1.png

Agora, sobre o famoso ICED WINE...

Um vinho tipicamente canadense, produzido com uvas congeladas.

Fizemos uma degustação em Niagara-on-the-Lake com 3 tipos, e os achamos deliciosos, porém um pouco caros!!!

Mas, uma vez no Canadá, faz parte do roteiro prová-los! J

IMG_3051.PNG

Outra coisa que ameiiii foi o COFFE IN A CONE , da famosa cafeteria Balzac´s.

É um café que você toma dentro de uma casquinha de sorvete, revestida com uma boa camada de chocolate meio amargo. Você espera uns 2 minutinhos para que o calor do café derreta um pouco aquele chocolate interno da casquinha, e vai tomando...sem palavras!!!

As opções no cone eram: café, chocolate quente ou macchiato.

Sei que já existem alguns lugares no Brasil que fazem esse tipo de café no cone, mas, como eu nunca havia provado, garanti o meu lá no Canadá mesmo!rs...

Tá aí então pessoal, um resumo das principais coisinhas que comi e bebi no Canadá!

Algumas mais típicas, outras mais diferentes, outras mais interessantes, outras nem tanto...

Mas, com certeza, com o Canadá sendo um país imenso, tenho certeza de que existem muitas outras delícias e sabores a serem experimentados. Relatei aqui apenas algumas coisas que provei como turista e curiosa, no meu curto espaço de tempo por lá.

IMG_0981.JPG

Quando estou viajando, não deixo de experimentar nada que me dê vontade! Com moderação, podemos tudo, né?

Agora é só focar na dieta e exercícios novamente!!! Ufaaaa!! Rsrs...

Espero que tenham gostado!! E tenho certeza de que deixei vocês, que estão lendo, com fome!!rsrs...

Bjo, bjo, bjo...e até o próximo post!!!

Grá Vulcano

Graziella.jpg

Graziella Vulcano

Coluna Viagem

 

Dentista formada pela PUC de Campinas em 1998 e dona da “Pink Honey Pães de Mel”, criada por ela em 2011. Uma grande e eterna amante de viagens pelo mundo a fora!! Instagram: @gravulcanodicasviagens  Contato: gragravc@hotmail.com / pinkhoneypaodemel@hotmail.com