Mês de flamenco em Campinas com o Café Tablao Programação de outubro tem show internacional no Teatro Iguatemi e evento gratuito no Castro Mendes

A data de 16 de outubro marca o Dia Mundial do Flamenco, considerado patrimônio imaterial da Unesco desde 2010. Em Campinas, o Café Tablao Campinas, espaço dedicado especialmente à difusão da cultura flamenca, que une dança, música e arte, celebra a data com diferentes eventos pela cidade.

image002.jpg

O grande destaque é o show internacional com o bailaor espanhol Pol Vaquero, no no Teatro Iguatemi. Parceiro de longa data do Café Tablao, ele vem de Madrid para apresentação única no dia 26 de outubro, depois de 04 anos de ausência do Brasil.

O espetáculo conta com participações do Corpo de Baile do Café Tablao, que faz sua estreia sob direção do professor e bailaor Fábio Rodriguez, e de Karina Maganha. A trilha sonora é executada ao vivo, pelos músicos Allan Harbas, Denis Sartorato e Breno Lopes (guitarra flamenca), Márcio Bonefon e Helena de Los Andes (cante), Sarah Selles (flauta) e Davi Caldeira (cajón). “Trata-se de uma mostra de dança flamenca, com coreografias e músicas bem diversas”, antecipa Karina Maganha.

Pol Vaquero

 Titulado como bailarino no real conservatório de Córdoba, sua cidade natal, Pol Vaquero teve formação em ballet clássico, contemporâneo e flamenco. Mudou-se para Madrid em 1992 e passou a fazer parte do Ballet Nacional da Espanha e da Cia. Flamenca de Antonio Canales, com a qual viajou por mais de 20 países. Já percorreu diversos países europeus como membro das mais importantes companhias de flamenco da Espanha e é considerado um dos nomes de maior destaque no cenário do flamenco, além de também ministrar aulas, cursos e workshops, como na universidade de flamenco “Uflamenco”, em Madrid. Desde 2007 segue em carreira solo, atuando como artista convidado em diferentes companhias.

No Brasil, sempre em parceria com o Café Tablao, Pol Vaquero já passou por Rio de Janeiro, Londrina, Belo Horizonte e Piracicaba. A primeira visita ao país foi em 2006. A parceria se fortaleceu e desde 2009 ele desenvolve um intenso intercâmbio cultural com a Cia. Café Tablao, que ele assumiu como sua companha de dança no Brasil.

“Sua última visita, por exemplo, foi para a montagem que o Tablao fez de ‘Carmen’, em 2013, e ele além de bailar também foi diretor coreográfico de alguns números”, comenta Karina Maganha. Graduada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Karina dedica-se exclusivamente à cultura espanhola e ao flamenco há mais de 18 anos, tendo passado pelos principais nomes do flamenco no Brasil e na Espanha. Ballet moderno, sapateado americano e ballet clássico também fizeram parte de sua formação.  No Café Tablao atua também como professora, bailaora solista e produtora de eventos ligados a arte flamenca. Como diretora artística assinou projetos de grande repercussão, como os espetáculos “Un Poquito de Nosotras”  e “ Fragmentos y El Café Cantante”, trabalho desenvolvido em conjunto com o bailaor espanhol Pol Vaquero.

Os ingressos antecipados estão sendo vendidos a R$80,00, somente na bilheteria do Café Tablao, que funciona de segunda a quinta, das 17h às 21h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Além da apresentação em Campinas, Pol Vaquero irá ministrar cursos no Café Tablao e, pela primeira vez em São Paulo, no Centro de Arte e Dança Flamenca Adriana Rabello.

 18 de outubro: espetáculo gratuito no Teatro Castro Mendes

O espetáculo gratuito “Alma Flamenca” tem como objetivo mostrar a beleza e a riqueza da cultura espanhola, por meio da música e dança flamenca. Com aproximadamente 80 minutos de duração, conta com apresentações ao vivo de sete músicos e sete bailarinos do Café Tablao, além de figurinos e cenários encantadores.

Profissionais no assunto são responsáveis pelo projeto, como o diretor musical chileno Oscar Segóvia e a diretora artística do Café Tablao, Karina Maganha, que assina as coreografias do espetáculo.

A apresentação é viabilizada pela Lei de Incentivo Fiscal ProAC, com produção da D’color Produções Culturais e patrocínio da Tuberfil. A entrada é franca, mas é preciso retirar um vale-ingresso a partir de 09 de outubro pelo site  www.dcolor.art.br. O vale-ingresso poderá ser trocado pelo ingresso no dia do evento das 18h às 19h30. Os vale-ingressos que não forem trocados até este horário serão invalidados e disponibilizados ao público em geral.

Serviço:

Agenda do Café Tablao Campinas em outubro

 18/10 (4ªf) – Alma Flamenca

Local: Teatro Castro Mendes - Rua Conselheiro Gomide, 62 - Vila Industrial

Informações: (19) 3256-4500

Evento gratuito, com retirada de vale ingresso a partir de 09/10 pelo link:http://www.dcolor.art.br/site/agenda/372/2017/10/show__alma_flamenca__campinas-sp

 26/10 (5ªf) –  Show Internacional: Pol Vaquero - Flamenco desde Madrid

Informações: eventos.cafetablao@gmail.com / (19) 99335.0838 (Whatsapp)

Local: Teatro Iguatemi Campinas – Shopping Iguatemi (Av. Iguatemi, 777 – Vila Brandina)

Ingressos antecipados à venda na bilheteria do Café Tablao, de 2ª a 5ª, das 17h às 21h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Valor do ingresso antecipado: R$ 80,00