PALÁCIO PITTI em Florença, Itália – “Uma jóia renascentista” - Coluna Viagem por Grá Vulcano

Oi gente!!!!

Hoje eu queria contar um pouquinho pra vocês sobre a linda visita que eu e minha irmã fizemos ao Palácio Pitti em Florença, Itália, no ano de 2008. (faz tempoooo!!!rs....mas as lindas memórias são eternas, né?!)

Falando primeiramente um pouco sobre Florença (ou Firenze em italiano), é um daqueles lugares ideais para os amantes de arte e da cultura, pois toda a cidade respira isso em cada canto. Aliás, toda a região da Toscana é linda e mágica, mas acho que Florença, em especial, sempre tem um lugar cativo nos corações de quem esteve lá. E, se você ainda não foi, prepare-se para se apaixonar perdidamente quando chegar a sua vez!

Repleta de museus, igrejas, palácios, galerias, obras de arte famosíssimas, praças e monumentos, Florença é uma das cidades que abriga os maiores acervos e que tem as maiores e mais lindas histórias sobre arte no mundo. Sem contar as incríveis “travessuras artísticas” de Michelangelo, Botticelli e outros gênios... tudo ali, ao vivo e a cores para nos enriquecer culturalmente! (Não sei vocês, mas eu adoro esse tipo de viagem!!!!).

Viagem boa, para mim, é aquela que pode ampliar meus conhecimentos culturais de alguma forma, aprendendo e vivenciando as histórias das coisas, dos lugares visitados, das pessoas nativas... adoro!!!

E claro que, estando com a minha irmã, ela me fez conhecer Florença INTEIRA a pé!!! Rsrs... (quem conhece a Tati sabe que ela é assim mesmo!! rsrs).

Nós costumamos caminhar o máximo possível em nossas viagens, pois acreditamos que, assim, conseguimos explorar muito mais e melhor cada cantinho, cada detalhe. Gastamos solas de sapato mesmo!!!rsrs...

Mas, voltando a Florença, são muitos os lugares a serem visitados e eu precisaria de uma porção de posts aqui até conseguir contar e mostrar tudo o que essa maravilhosa cidade oferece.

Portanto, escolhi ir relatando aos poucos para vocês, em posts separados, de tempos em tempos, tudo aquilo que mais gostei de lá.

Vou começar hoje pelo Palácio Pitti, com os seus maravilhosos Jardins de Boboli (Palazzo Pitti e Giardino di Boboli, em italiano). Um lugar simplesmente incrível!!!

 Palácio Pitti

Está localizado na Piazza de Pitti, na margem direita do rio Arno, e pertinho da super famosa Ponte Vecchio (por isso é legal mesmo andar a pé por ali).

Quando nos referimos a castelos e palácios, pensamos logo naquele estilo mais parecido com “contos os de fadas” (como naquele post em que mostrei Neuschwanstein, na Alemanha, pra vocês).

No caso do Palácio Pitti, ele é ENORME, todo revestido em “pietra forte” (típica pedra arenária da cidade), porém tem estilo arquitetônico renascentista.

Sua fachada é grande e imponente, e mante-se praticamente intacta mesmo depois de tantos anos.

É um dos maiores exemplos da arquitetura em Florença, servindo, ao longo dos séculos, como residência de várias famílias nobres (foi a maior e mais impressionante residência privada da cidade), serviu de “hotel” para a visita de embaixadores e reis e também até utilizado para eventos sociais “mundanos” da corte. Hoje em dia é propriedade do estado italiano.

Passou por diversas expansões e modificações ao longo dos anos até permanecer como está hoje em dia.

No seu interior, vemos uma decoração riquíssima!!

Todas as salas são preenchidas do chão ao teto com quadros, seguindo o estilo barroco, e o teto é decorado com afrescos e estuques dourados. 

Ele possui muitas surpresas, caminhos únicos e uma série de obras de arte de todas as épocas, espalhadas em seus museus e galerias: Galeria Palatina, Galeria de Arte Moderna, Apartamentos Reais, Museu da Prata, Museu da Porcelana, Galeria do Traje e Museu dos Coches.

image3.JPG
image2.JPG

Sem falar nos espetaculares Jardins de Boboli em sua área externa, que relatarei a seguir.

Resumindo: uma visita realmente cultural e sensacional que você pode fazer em um único dia se quiser!!!

 Jardins de Boboli

Depois do passeio no interior do palácio, fomos dar aquela super explorada na área externa.

Estávamos ansiosas e curiosas por conhecer os tão famosos jardins do palácio, afinal, é considerado um museu a céu aberto, requintado por sua arquitetura, seu paisagismo e sua coleção de esculturas.

A parte superior dos jardins ainda está parcialmente rodeada pelas antigas e originais muralhas defensivas, como vou mostrar na foto abaixo!! Achamos isso muito interessante!

Infelizmente, o dia não estava bonito.

Bastante nublado e tivemos a companhia de uma garoa chata praticamente todo o tempo na área externa.

Por isso, acabamos não demorando muito em apreciar os detalhes incríveis daqueles jardins, e nossas fotos não ficaram tão bonitas quanto gostaríamos (nada como um céu azul em um dia de sol para deixar tudo mais bonito, né?rs... pois é, mas não tivemos isso!!rs...).

 Fora que, em 2008, as nossas câmeras não eram tão boas e não existiam smartphones!!rsrs...

Como os Jardins de Boboli são enormes e possuem infinitos detalhes, vou relatar aqui somente o que foi mais relevante para nós e que nos chamou mais a atenção, ok?

Algo muito legal (porém meio bizarro.. rsrs), foi a Gruta de Buontalenti, que é, inclusive, o edifício mais valioso desses jardins.

Ela possui três salas e é uma obra-prima de arquitetura e escultura, toda decorada em seu interior com estalactites, conchas, esponjas e estátuas feitas por gênios da arte. Os elementos da natureza parecem ganhar vida e atravessar as paredes do local!!! Bastante interessante!!

Uma outra parte dos jardins bastante conhecida é onde está localizada a Fontana del Bacchino (Fonte de Baco), e representa o anão obeso Morgante, o mais popular dos anões da corte.

Essa estátua é bastante conhecida e uma das mais visitadas para quem vai ao Palácio Pitti.

Outro lugar lindo dentro dos jardins é a Fonte de Netuno, com uma grande estátua dele no meio das águas.

O caminho que leva até essa fonte é uma espécie de corredor formado por acácias, muito bonito.

Os jardins são todos repletos de caminhos surpresas, labirintos, várias plantas raras, clareiras... confesso que fiquei com medo de me perder!!rs...

Dependendo de onde estivermos, ainda conseguimos ter uma bela vista de Florença!!

Enfim, apesar do dia frio e de estar bem nublado, passamos algumas horas muito agradáveis dentro do Palácio Pitti e Jardins de Boboli.

Um passeio imperdível e super cultural para quem estiver em Florença, não percam!!!

DICA:

Para detalhes atualizados sobre valores de tickets, horário e dias de funcionamento, bem como informações gerais, acesse:

www.uffizi.com/palazzo-pitti-florence.asp

Por hoje é isso então gente!!!

Espero que tenham gostado e obrigada pelo carinho sempre!!!

Bjo, bjo, bjo...

Grá Vulcano

Graziella Vulcano

Coluna Viagem

 

Dentista formada pela PUC de Campinas em 1998 e dona da “Pink Honey Pães de Mel”, criada por ela em 2011. Uma grande e eterna amante de viagens pelo mundo a fora!! Instagram: @gravulcanodicasviagens  Contato: gragravc@hotmail.com / pinkhoneypaodemel@hotmail.com