Mercado Autoral Casa 73 volta a Joaquim Egídio com as flores da Primavera

Venda especial de arte e gastronomia que incentiva a manufatura criativa será realizada pela terceira vez e terá dois dias de duração, no final de outubro   

Aromas do meu Cantinho.jpeg



  

Primavera evoca renovação e novidade. Nesse espírito, o já consagrado Mercado Autoral Casa 73 terá sua terceira edição em Joaquim Egídio, zona rural e bucólica de Campinas, em 20 e 21 deste mês, das 11h às 18h. O evento reunirá no final de semana mais de 40 expositores, que comercializarão objetos únicos e aprovados em rigorosa curadoria.    

A filosofia do Mercado Autoral permanece a mesma: valorizar o pequeno produtor e empreendedor, incentivando o “comprar de quem faz” e a produção criativa de peças com história, pegada artística e comprovadamente autorais. O fazer manual também orienta a seleção dos alimentos à venda, pra comer na hora ou levar pra casa, preparados com apuro e cuidado ao escolher a origem dos ingredientes e seguindo receitas recheadas de memórias afetivas.       

O local do Mercado Autoral é o mais adequado possível à temática da festa da natureza: o Espaço Sesmaria do Laranjal, com 800 metros quadrados de jardim sob frondosas árvores, agradável e acessível à turma mais urbana que deseja passear no campo, mas não está interessada em se aventurar por trilhas de terra. Fica na via principal do centrinho do distrito, perto dos restaurantes e bares.   

O Bar do Marcelino, que fica do outro lado da rua, inclusive marcará presença lá dentro, repetindo a fórmula de sucesso de levar ao público do Mercado Autoral seus característicos caixotes, que fazem as vezes de mesas e cadeiras, o cardápio de petiscos de boteco premiados e (uma novidade) chope artesanal.   

Entre os expositores confirmados no Mercado Autoral Casa 73 da Primavera estão marcas que já se tornaram conhecidas e prestigiadas pelos visitantes em edições anteriores, como a Sunset Wood Design e seus óculos com armação em lâminas de madeira, a Sagrado Ócio e seus tricôs e peças de decoração em costura criativa, a Gerando Arte com seus cobiçados bonecos de pano (a da pintora mexicana Frida Khalo é a queridinha) e o Ateliê Casagrande de wood design, com peças utilitárias e decorativas.   

Semijoias em metal e pedras; biojoias em sementes; bijuteria em fitas e cordas náuticas; papelaria personalizada; saboaria e perfumaria com essências naturais; vestuário e acessórios em crochê, pintados à mão e com conceitos de customização e up cycling; tapeçaria manual; roupa de cama, mesa e banho bordada e em patchwork; brinquedos educativos; decoração e utensílios em cerâmica, quadros e esculturas em variadas técnicas também estarão por lá, formando um acervo de peças que se destaca não só pela beleza, mas pela consciência social e ecológica na manufatura.   

A lista de expositores de delícias novamente presentes inclui o Senhor Strudel, com suas guloseimas de origem alemã e receita familiar, Senhora Pimenta e seus azeites saborizados e Maria Preta Jabuticabas, com seus licores e geleias de jabuticabas de uma fazenda localizada lá mesmo em Joaquim Egídio. Estreiam no Mercado Autoral o Cófi, de café e bolachas especiais, a Lêdoce Gourmet, que vai levar bolo de pote, brigadeiros e trufa rústica, e a Leiteria Santa Paula, que produz queijo fresco natural, queijo Fermier, coalhada síria, ricota e doce de leite, entre outros.   

Os produtos à venda contemplam variados bolsos: os preços começam em R$ 5 e vão até R$ 500. A entrada é gratuita, mas é bem-vindo o gesto de levar um quilo de alimento não-perecível; o total arrecadado será doado para a ONG Casa da Criança de Sousas.    

 Atrações  

Nos dois dias do Mercado Autoral haverá recreação gratuita e com monitores para as crianças. O evento também é pet friendly e os bichinhos de estimação, desde que na coleira, poderão circular à vontade. Para embalar o passeio, MPB ao vivo com o cantor Fabinho Azevedo.   

 A Casa 73   

O Mercado Autoral Casa 73 é “cria” do espaço colaborativo que lhe cede o nome, a Casa 73, localizada no distrito vizinho de Sousas (Rua Siqueira Campos, 73, próximo à Igreja de Sant'Ana). O local é empreendimento de três irmãs, criadas e residentes em Joaquim Egídio: a empresária Carolina Peixoto de Almeida, a arquiteta Camila Peixoto de Almeida e a consultora de moda Lucila Peixoto de Almeida Pissolato.  

Além de comercializar peças de algumas das marcas que serão vendidas no Mercado Autoral, a Casa 73 abriga a consultoria de Lucila e sua loja de roupas e acessórios God Bless e sedia o projeto de economia circular e sustentável TrocaClube, que visa a troca de produtos entre as famílias com crianças em fase de crescimento acelerada. A Casa também recebe eventos como workshops, oficinas e encontros.  

  

SERVIÇO  

Casa 73 Mercado Autoral de Primavera  

Data: 20 e 21 de outubro de 2018  

Horário: das 11h às 18h  

Local: Espaço Sesmaria do Laranjal (Rua Valentim dos Santos Carvalho, 37, Joaquim Egídio)  

Entrada: gratuita, com doação opcional de alimentos não perecíveis.  

Formas de pagamento: cartões de crédito, débito e dinheiro (o Bar do Marcelino só aceita cartões de débito). Cheques a critério de cada expositor.   

No Facebook: www.facebook.com/acasa73  

No Instagram: @a_casa_73