Etiqueta à mesa japonesa - Coluna Entretenimento por Milena Baracat

O jornal britânico, The Independent, pediu aos melhores chefes de cozinha japonesa apontarem os piores erros que se pode cometer no jeito de comer a culinária nipônica.

Algumas gafes, aliás, são muito recorrentes aqui no Brasil.

foto 1.png

(Foto Reprodução :blogdeclara. Restaurante DJAPA)

SUSHI/SASHIMI

O maior erro é a famosa “piscininha de shoyu”. Cheia de wasabi (raiz forte) diluída então, é a visão do apocalipse para o sushiman!

FOTO 2.jpg


O shoyu deve ser usado com parcimônia e o wasabi aplicado apenas sobre a peça a ser comida. O ideal é que no final da refeição, o pratinho de shoyu esteja tão limpo quanto antes de ser usado.


FOTO 3.jpg

 Quando for comer, molhe levemente o peixe do sushi no shoyu. J-A-M-A-I-S encharque o arroz com ele. Coloque de uma vez só na boca. Nada de morder no meio. Sushi não é coxinha!

BARCO PARA SUSHI

Os barcos para sushis vêm repletos de enfeites de pepinos, nabos e cenoura além de folhas de shissô intercalando fatias de peixe. Pode parecer só decorativo, mas há uma grande finalidade: eles ajudam a regularizar os índices de ácido úrico que a ingestão de peixes provoca no organismo, principalmente o pepino e o nabo. Já as folhas de shissô são alcalinizantes e possuem ação antisséptica, o que é bastante desejável em se tratando da ingestão de alimentos crus.

FOTO 4.jpg


HASHI

Já viu gente esfregando um hashi no outro após tirar da embalagem como se estivesse afiando uma faca? Isso também é horrível. Indica que você considera o hashi daquele restaurante de baixa qualidade.

FOTO 5.jpg

GENGIBRE (Gari)

O gari foi pensado para “purificar o paladar” entre um prato e outro, além de aguçar os sentidos para que o próximo alimento seja bem recebido pelo corpo.

FOTO 6.jpg

Ele serve tanto para auxiliar a digestão quanto para limpar o paladar, portanto, não se deve temperar o shoyu com ele ou comer junto com o sushi, como muitos fazem. Seu consumo deve ser feito puro e entre um prato e outro.

FOTO 7.jpg
FOTO 8.jpg

 Fotos Reprodução: Google. Fonte: The Independent / Sushi Locco

Milena.jpg

Milena Baracat

Coluna Entretenimento

Coluna Esportes

Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Atualmente presta assessoria ao Site Raquel Baracat.