A Oitava Arte | Fotografia, Arte Imprescindível e Exposição das estampas das T-Shirts de Raquel Baracat by Bolsa Pink na Ligia Testa Espaço de Arte, dia 07 de Novembro

A OITAVA ARTE | FOTOGRAFIA, ARTE IMPRESCINDÍVEL

PHOTO-2018-11-01-16-30-00.jpg

A história da fotografia, no cenário da arte, vem sendo discutida há séculos, plena de polêmica, opiniões antagônicas e um imenso esforço para a compreensão e a aceitação de sua relevância. Baudelaire, grande poeta francês, declarou-a como ‘o inimigo mais mortífero da arte’, e outros artistas negavam-se a colocar fotografias em exposições junto às telas, aceitando-a, no máximo, como “simples funcionamento de um dispositivo técnico capaz de registrar automaticamente as coisas do mundo, usando a luz”. 

O resto é história e, atualmente, a fotografia aparece como a oitava arte em algumas classificações, a arte da imagem. Também envolve o tempo, a percepção aguçada do olhar experiente do fotógrafo para o instante exato do registro, a consideração de enquadramento, a luz adequada, os reflexos, o posicionamento do artista, às vezes, apenas o momento único, muitas vezes, o somatório de tudo isto. É caso de paixão.

Arthur Blade, Chirstian Lohn, Rachel de Castro, Renato Junque, Sergio Poroger e Vera Orsini, fotógrafos, e Darly Pellegrini, ceramista, são artistas de estéticas muito diversas entre si e tão plenas de personalidade quanto de beleza. Assim, apresentam-nos sete exposições individuais simultâneas, capazes de formar um conjunto único.

O enaltecimento da arte da Fotografia é o mote principal desta exposição que reúne artistas talentosos, 3 de São Paulo e 3 de Campinas. Em quase 1 centena de fotos de estilos personalíssimos, nosso Espaço estará pleno de arte. De formações diversas, os fotógrafos têm em comum a paixão pela fotografia autoral e o conceito adequado de ‘fine art’, a produção de qualidade, com impressões museológicas em papéis importados, feito para durar.

Na ocasião será lançado o livro Cold Hot, de Sergio Poroger. Trata-se de uma viagem visual (e sonora) pela região mais musical dos Estados Unidos. O jornalista e fotógrafo registra, em livro fotográfico, paisagens e localidades que exalam musicalidade, história e emoção. Imagens podem gerar sons, ainda que imaginários. A obra fotográfica mostra a musicalidade dos lugares que o paulistano fotografou nos mais de 3.000 km que percorreu no sul dos Estados Unidos.

Outra questão adequada aos tempos atuais é a aproximação entre Arte e Design, com o último cada dia mais contemplativo. Assim, as artistas Darly, Rachel e Vera, além das esculturas, trazem objetos de design belos e instigantes, que contribuem para modificar a estética do dia a dia.

“Para mim, a produção deste evento unindo a arte da imagem - que se destaca cada vez mais na composição de ambientes exclusivos -, à arte da literatura, com o lançamento do belo ‘Cold Hot’, às esculturas e aos objetos de design contemplativo, foi um desafio apaixonante, desde a escolha dos sete profissionais, cuja imagética tem muita personalidade, até a composição para apresentar todas as obras em um harmonioso conjunto’, informa Ligia Testa, produtora artística da mostra. 

SERVIÇO

Exposição A Oitava Arte | Fotografia, Arte Imprescindível

Vernissage: 07 de novembro de 2018, às 18 horas, quarta-feira  

Visitação: até 18 de dezembro, das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta

Local: Arqtus Concept – Ligia Testa Espaço de Arte

Av. Dr Heitor Penteado, 1611, Taquaral, Campinas/SP (em frente à Concha Acústica)

Entrada gratuita