Então é Natal! Receita de Salpicão de Frango Fit e de baixo carboidrato - Coluna Gastronomia por chef Alê Lembo

Eis que dezembro se inicia e nós já estamos pensando nas festas de Natal e Réveillon!! Nessas comemorações sempre encontramos mesas fartas, ceias elaboradas e refeições de encher os olhos. Entram em cena as receitas de família e aqueles pratos com ingredientes especiais, muitas vezes mais calóricos ou gordurosos do que estamos acostumados no dia a dia. Mas é possível manter a tradição familiar, sem perder o foco e fazendo pequenas trocas saudáveis.

Um dos pratos típicos do Natal é o Salpicão de Frango, que na receita abaixo está em uma versão mais funcional e com uma apresentação única, que irá surpreender os seus familiares e amigos.

Salpicao de frango.jpeg

Salpicão de Frango Fit e de baixo carboidrato:



500g de peito de frango cozido e desfiado

03 Colheres de sopa de Cebola Roxa picada

02 Colheres de sopa de Alho Poró picado

½ Maçã verde picada em cubos (acrescentar suco de ½ limão)

01 Tomate picado em cubos

08 Damascos Turcos picados em cubos

01 Colher de sopa de Cramberries

1 e ½ Xícara de farinha de amêndoas

01 Colher de chá de azeite

01 Colher de chá de vinagre de Maçã

01 Colher de sopa de Mostarda Zero açúcar

01 Colher de café de Sal rosa do Himalaia

½ Xícara de Creme de Leite Fresco sem lactose

½ Xícara de Maionese

Pimenta do reino, cúrcuma e páprica picante a gosto.

Fatias de presunto de Parma

 

Modo de preparo: Em um bowl coloque a cebola roxa, o alho poró, a maçã verde, o tomate e os damascos picados e misture bem. Acrescente o azeite, o vinagre de maçã e o peito de frango desfiado. Em seguida coloque o sal e tempere a gosto com pimenta do reino, cúrcuma e páprica picante. Acrescente o creme de leite fresco, a maionese, a mostarda e após incorporar tudo, vá acrescentando a farinha de amêndoas aos poucos. Mexa bem e finalize com o cramberry.

Apresentação: Forre com papel alumínio forminhas individuais (como as de Petit Gateau) e coloque fatias de presunto cru nas laterais. Em seguida, preencha com o salpicão, pressionando bem e feche com as fatias de presunto. Mantenha refrigerado por 24 horas e desenforme no centro de um prato de sobremesa. Ao redor, coloque uma salada de folhas e figos frescos cortados.  Sirva como uma entrada.