Oratório de Saint Joseph (Montreal/Canadá) – “Uma jóia no meio do Monte” - Coluna Viagem por Grá Vulcano

Olá queridos amigos e leitores!!!

Espero que todas tenham passado muito bem as festas de final de ano, tenham recarregado as baterias, e que estejam todos prontos para esse novo ano que já está passando rápido demais!!rs...

Minha Coluna de Viagens aqui no site também passou por umas pequenas “férias”, e cá estou eu de volta! Vamo que vamo 2018!!

Como muitos de vocês continuam me pedindo dicas e relatos sobre lugares interessantes em que eu estive no Canadá, vou escrever um pouco hoje sobre um local incrível, mas que, infelizmente, não costuma ser muito visitado por turistas brasileiros, por ficar um pouco afastado do Centro.

Vou relatar um pouco sobre a nossa experiência no Oratório de Saint Joseph, na cidade de Montreal, no Canadá.

IMG_5470.JPG

Antes da viagem, fazendo várias pesquisas na internet para montar o roteiro, me deparei várias vezes com fotos e citações sobre o tal Oratório de Saint Joseph.

Para ser sincera, eu nunca tinha ouvido falar sobre ele, e, por estar bem longe da área em que estaríamos hospedados, não sabia se a família ia querer mesmo ir até lá.

Mas, como adoramos visitar igrejas, templos e locais religiosos em todas as nossas viagens, todos concordamos em ir, para a minha alegria! Rs...

A ida através de transportes públicos é possível, porém, não muito fácil, pois as paradas de metrô e ônibus mais próximas ficam há vários quarteirões de lá. Como estávamos de carro, fizemos a visita ao local antes de seguirmos viagem para Toronto.

O estacionamento é pago (não lembro o valor, mas acho que é CAN$ 5,00).

IMG_5471.JPG

Localizado em uma área linda, na encosta do Mont Royal, essa basílica católica fica na área mais alta da cidade, a 263 metros acima do nível do mar, e é o maior templo do mundo em homenagem a São José.

 Surpreende pelo tamanho gigantesco e recebe mais de dois milhões de visitantes do mundo inteiro, por ano!!!

IMG_5477.JPG

Para se ter acesso a basílica, nós percorremos uma grande alameda, cercada por jardins. Um caminho muito bonito, que ficaria ainda lindo se o dia estivesse bonito também!!rs...

IMG_5476.JPG

Como estava bastante nublado e frio, não conseguimos tirar fotos tão legais da área externa, mas valeu a pena assim mesmo! O jeito foi respirar fundo para depois enfrentarmos uma grande escadaria de 283 degraus, localizada em frente do pórtico principal. (apesar da escadaria, o local tem total acesso para cadeirantes também).

IMG_5478.PNG

CURIOSIDADE: A basílica foi fundada em 1904 pelo Frei André Bessete. Começou como uma pequena capela, passando por muitas reformas no decorrer dos anos, até chegar ao tamanho imenso que tem hoje, devido à demanda de visitantes. O Frei André ficou conhecido por seus poderes de cura e foi, posteriormente, canonizado. Pode-se pagar uma pequena taxa para visitar lá dentro o “Museu do Oratório”, que contém relíquias sagradas, incluindo o coração do Irmão André. (Nós não fizemos essa visita ao museu porque não tínhamos muito tempo. Ainda seguiríamos viagem para Toronto na sequência, que é bemmmm longe de Montreal por sinal! Rs...)

IMG_1533.JPG

Conforme íamos nos aproximando da entrada, podíamos já ter uma noção da grandiosidade daquele lugar!!!

Tudo muito grande, muito alto... imenso!!!!

IMG_1538.JPG
IMG_1540.JPG

A basílica é repleta de altares, capelas internas, imagens, velas e luzes... tudo muito lindo, transmitindo uma sensação de paz no ambiente.

IMG_1542.JPG
IMG_5474.JPG

Lá dentro pudemos nos deslocar também através de escadas rolantes e elevadores.

Há visitas guiadas por CAN $ 5,00 disponíveis três vezes ao dia, e alguns horários fixos de missas diárias (geralmente rezadas em francês).

IMG_1539.JPG

Da sua sacada é possível ter uma maravilhosa vista que se estende por quilômetros.

IMG_5473.JPG

Enfim, foi um passeio lindo, em um lugar que nem sabíamos que existia antes dessa viagem!

Isso nos faz pensar em quantas coisas maravilhosas existem “escondidas” no nosso país e no mundo inteiro, e que, na maioria das vezes, nem sabemos!...todas aí ...prontas para serem descobertas, vistas, visitadas e nos contarem suas histórias!!!

IMG_1548.JPG
IMG_5472.JPG

Abaixo seguem algumas informações sobre o Oratório de Saint Joseph, e mais algumas fotos (essas fotos abaixo não são minhas), para quem ficou interessado em saber um pouco mais:

Endereço: 3800 ch. Queen Mary

Como chegar usando metrô: Snowsown/ Côte des Neiges

Horário de Funcionamento: 7h às 21h (Verão) e 7h às 17h30 (Inverno).

Mais informações: http://www.saint-joseph.org/

O2.jpg
O3.jpg
O5.jpg

Espero que tenham gostado do relato desse lugar maravilhoso!! Ele é uma super dica para quem for ou estiver em Montreal!

Até o próximo post queridos!!!

Bjo, bjo, bjo...

Grá Vulcano

Graziella.jpg

Graziella Vulcano

Coluna Viagem

 

Dentista formada pela PUC de Campinas em 1998 e dona da “Pink Honey Pães de Mel”, criada por ela em 2011. Uma grande e eterna amante de viagens pelo mundo a fora!! Instagram: @gravulcanodicasviagens  Contato: gragravc@hotmail.com / pinkhoneypaodemel@hotmail.com