A forma certa de lavar o rosto para quem tem pele oleosa, seca ou sensível, dicas do Blog The Body Shop

Cuidar da pele é muito importante, independentemente de qual tipo seja a sua. E em qualquer ritual de beleza, a limpeza é sempre o primeiro passo. Mas você sabia que existe uma forma correta de lavar o rosto para favorecer cada tipo de pele? Seja seca, oleosa ou sensível, cada uma tem suas particularidades e precisa de cuidados específicos para ficar linda e saudável. Então vem aprender com a gente a forma certa de lavar seu rosto! 

shutterstock_440166898.jpg

1) PRODUTOS NATURAIS E ATÉ TOALHAS ESPECÍFICAS PARA PELES SENSÍVEIS

As peles sensíveis tem uma maior tendência a apresentes vermelhidão  ou alergias, por isso muita gente tem medo de experimentar coisa novas, mas anota aí um segredo: elas só precisam que os produtos sejam bem suaves. Opte por sabonetes hipoalergênicos e priorize sempre ingredientes naturais, principalmente os de efeito calmante – como a camomila e o aloe vera. Como a limpeza pode retirar a camada de proteção que é fundamental para esse tipo de pele, é importante repor isso com um hidratante bem leve logo depois de lavar. Use sempre água fria, já que a água quente pode aumentar a vermelhidão que esse tipo de pele costuma ter. Além disso, não é indicado esfregar a pele – nem na hora da limpeza, nem com a toalha: prefira toalhas macias e seque o rosto com suavidade – você vai ver a diferença em poucos dias.

2) PELES OLEOSAS PEDEM UMA LIMPEZA PROFUNDA, MAS SEM EXCESSOS

É preciso limpar bem as peles oleosas, já que as impurezas acumuladas podem obstruir os poros e causar acne - comum em pessoas que produzem muito óleo. O ideal é lavar o rosto apenas duas vezes ao dia, já que lavar demais pode causar o efeito rebote, ou seja: a pele perde todo o seu óleo e as glândulas sebáceas se esforçam para repor, aumentando ainda mais a oleosidade. Utilize um gel de limpeza e prefira sempre a água fria: a quente nunca é uma boa ideia e, nesse caso, também faz sua pele ressecar e produzir mais óleo. O ácido salicílico e o enxofre são componentes muito indicados para o controle do brilho nas peles oleosas, já que têm propriedades secativas e anti-inflamatórias. Esses ingredientes podem estar presentes na limpeza ou esfoliação – que deve ser feita uma ou duas vezes por semana, para uma limpeza mais profunda e para retirar as células mortas.

shutterstock_586967096.jpg

3) AS PELES SECAS PRECISAM DE LIMPEZA COM HIDRATAÇÃO

As peles secas também precisam de limpeza diária, que pode ser feita uma ou duas vezes por dia. Para isso, o ideal é usar um sabonete próprio para esse tipo de pele, que é mais leve e já começa a hidratar. Esfregar demais o rosto durante a lavagem também pode ser prejudicial. Além disso, é fundamental usar um hidratante cada vez que lavar o rosto. O ácido hialurônico, a ureia e substâncias antioxidantes – como a vitamina E – são grandes aliados de quem quer combater o ressecamento da pele. Por isso, dê preferência aos hidratantes e esfoliantes que contenham esses componentes.

Além dos produtos específicos para os cuidados com a pele, não se esqueça que a alimentação balanceada e a hidratação – através do consumo de água – são fundamentais para manter a saúde do seu corpo e pele.

Fonte: https://www.thebodyshop.com.br/beleza-do-mundo/forma-certa-de-lavar-o-rosto-para-quem-tem-pele-oleosa-seca-ou-sensivel-descubra-se-voce-esta-errando/?utm_source=Facebook&utm_medium=post-tbs-wb&utm_campaign=forma-certa-de-lavar-o-rosto-para-quem-tem-pele-oleosa-seca-ou-sensivel-descubra-se-voce-esta-errando