"Seja Incrível" - Coluna Coaching por Rachel Abdalla

Olá, eu sou Rachell Abdalla, Business & Executive Coach, e esta é a minha primeira coluna "Seja Incrível", para o site Raquel Baracat.

01 - Valores.JPEG

A coluna "Seja Incrível" tem como proposta, apresentar os conceitos de coaching na prática, para que você  descubra e exercite algo novo que vai lhe trazer um resultado realmente incrível no seu dia a dia.

O assunto de hoje é sobre a importância de conhecermos os nossos valores, e eles são muitos!

Por acaso, você já parou e se perguntou quais são os seus valores? Saiba que eles estão diretamente relacionados às suas atitudes e que, você faz o que faz por causa deles. Os valores são como um norte. Eles apontam os passos que nos levam ao encontro daquilo que acreditamos.

Pare e pense sobre cada uma das coisas que você gosta de fazer e descubra qual valor está embutido nelas.

Por exemplo: desde muito jovem eu gosto de fazer trabalho voluntário. Por trás dessa minha atitude tem o valor de gostar de "ajudar pessoas".

Esse é um dos meus valores mais fortes e ele é a razão de eu viver, de acordar, de trabalhar, enfim, é o que me mantém viva e em contínua busca de ser melhor a cada dia.

Outro exemplo é o desejo de constituir uma família, ter filhos, ter um lar. Outro valor que eu tenho é "família". Eu deixo tudo para mantê-la em harmonia e em paz.

Outra forma de conhecer os seus valores é buscar quais são os motivos que deixam você extremamente nervoso e irritado, ou perturbam o seu dia a dia. Entenda que todas as vezes que você se sentir assim é porque um valor seu foi tocado, ferido, mexido e isso dói muito.

Outro dia, eu estacionei o meu carro em frente ao meu escritório e, em seguida, ouvi gritos vindos do outro lado da rua. Virei-me para a direção do som e assisti a uma cena de agressão de um homem contra uma mulher. Naquele momento, eu fiquei indignada, estarrecida, enlouquecida e muito irada porque, durante toda a minha infância e juventude, eu ouvi o meu pai dizer para os seus filhos: em uma mulher não se bate nem com uma flor. Aquela atitude mexeu com o meu valor de respeito e eu, então, me voltei em direção a eles já ligando para a polícia e pedindo ao homem que parasse com o que estava fazendo, até que chegou um motoqueiro que também viu a cena e colocou o homem para correr. Eu fui até a vítima e a levei para a Delegacia da Mulher, é claro, sob a concordância dela.

Outro exemplo acontece quando eu percebo que a conta do restaurante não está correta tanto para mim como para o estabelecimento. No meu entender, eu devo pagar o que é o certo, aquilo que consumi no valor do cardápio e mais o percentual do garçom. Sinto-me extremamente incomodada com a desonestidade, pois isso mexe com os meus valores de honestidade e de justiça.

Somente nestes poucos parágrafos eu revelei 5 valores que eu tenho: ajudar o outro, família, respeito, honestidade e justiça.

Percebe como é simples descobrir os seus valores?

Faça essa reflexão e descubra o tesouro que está dentro de você.

Ah! Tem mais uma informação que você precisa saber! Embora os valores sejam algo de muito peso e importância para nós, às vezes eles podem não ser tão bons como pensamos. E, por que eu falo isso? Porque os valores não podem fazer mal, nem para você e nem para o outro.

Se o seu valor faz mal para o outro, você precisa parar e refletir como pode melhorar o meio ou a situação, flexibilizando o seu valor que poder estar muito enrijecido.

E, caso você não compreenda o outro, antes de brigar, pense que ele, certamente, tem valores diferentes dos seus, e isso não o torna melhor e nem pior do que você.

Mas, você poderia perguntar: como algo de valor pode fazer mal a alguém?  Quando existe uma briga ou uma discussão, saiba é porque os valores de um e de outro estão sendo desrespeitados, e isso está fazendo mal para as duas pessoas. Sendo assim, os valores estão causando um sentimento negativo, fazendo com que as pessoas reajam negativamente diante de algo que deveria ser bom.

Lembre-se de que você recebeu valores na mochila da vida que nem sempre são iguais ao do outro, e isso é muito importante porque o coloca em uma situação de humildade para reconhecer as diferenças e pedir ajuda quando precisa, e vice-versa. Porém, só reconhece isso quem tem a humildade como um de seus valores pois, sem ela, certamente, o orgulho não permitirá esse reconhecimento.

Conhecer seus valores é o primeiro passo para o seu autoconhecimento. Descubra-os e redescubra-se! Seja incrível!

Até a próxima!

Rachell Abdalla

Business & Executive Coach

Diretora Executiva da MR Consultoria e Treinamento

Contato: coach@sejaincrivel.com.br

Rachell Abdalla.jpg

Rachell Abdalla

Business & Executive Coach

Diretora Executiva da MR Consultoria e Treinamento

Contato: coach@sejaincrivel.com.br

Cel: 19 995420721