Atuando para reverter os maus resultados da empresa - Coluna Gestão Moderna de Negócios por José Roberto de Siqueira

Aos 84 anos, Bob Lutz é uma das maiores e mais importantes figuras da indústria automobilística mundial. Piloto de caça na Guerra da Coréia, formado na Universidade da Califórnia (Berkeley), ocupou cargos na alta diretoria da BMW, GM, Ford e Chrysler, trabalhando e convivendo com grandes lendários executivos da indústria como Lee Iacocca, Robert Eaton e Philip Caldwell. Segundo ele, liderança não é algo puramente técnico e sim fruto de personalidade e responsabilidade em fazer as coisas acontecerem, inspirando as pessoas. Para ele, é fundamental adequar o perfil e as competências do líder ao momento em que a organização se encontra e em muitas vezes essa tarefa pode não ser tão agradável para o líder e tampouco para a organização.

MAR15_30_Kenneth-Anderssond_delivernews.png

Quando a situação exige uma restruturação financeira radical, reversão de números e resultados ou negociação dura com credores e clientes, é necessário um executivo ou empreendedor que seja fortemente voltado aos aspectos financeiros, disciplinado, com grande resiliência e senso de urgência.

Já os executivos voltados ao mercado e maior familiaridade com a geração de demanda, gestão de clientes e construção de marcas, geralmente são mais agressivos e aceitam correr mais riscos, sendo ideais para empresas que visam ganhar mercado, expandirem-se e obter rápido crescimento.

No caso da busca por eficiência, produtividade, melhoria em processo e em menores custos e melhores níveis de serviços, o perfil se volta para um executivo de formação em Supply Chain (Cadeia de Abastecimento) estruturando desde a aquisição de matérias primas, produção, até gestão de estoques, logística e distribuição.

Vários executivos enfrentam diferentes situações nas organizações que foram chamados a comandar, cada um tem suas competências específicas, são contratados no momento que as organizações precisam de renovação, nova dinâmica e melhor desempenho, a pessoa certa na hora certa. Selecionei, para você, alguns dois casos reais de sucesso (LEGO E FIAT) que mostram que as atuações dos empresários influenciaram diretamente na reversão de resultados, no crescimento sustentado e na sua consistência estratégica. Escolhi organizações complexas e de marcas conhecidas por todos.

CLOSE LC.jpg

José Roberto de Siqueira

 

Larga experiência em liderança como Presidente e CEO em empresas multinacionais e nacionais, membro dos Conselhos de Administração e do Lide do grupo Dória, professor de MBA, palestrante e CEO da Premiatta Consultoria: www.premiattaplus.com , Linkedin:  https://www.linkedin.com/in/jose-roberto-de-siqueira-217a032/  Curso on Line: https://cursos.premiattaplus.com - Telefone: (011) 991591939