A reversão da FIAT - Coluna Gestão Moderna de Negócios por José Roberto de Siqueira

Poucos acreditavam que a FIAT pudesse superar a difícil situação que se encontrava, gerando um grande descrédito do mercado automotivo em função da aquisição da CHRYSLER, que também se encontrava em situação crítica.

2016-fiat-500_100524837_l.jpg

Afetada por um cenário muito mais competitivo como o crescimento das montadoras japonesas e coreanas, uma baixa eficiência operacional industrial, crise financeira na Itália, altos impostos e uma enorme perda de foco, em 2004, com a chegada e sob a liderança do ítalo-canadense Sergio Marchionne, o Grupo iniciou um grande processo de restruturação que a levou de volta ao lucro em menos de 2 anos.

Na sua gestão, foram afastados e demitidos altos executivos que se encontravam na zona de conforto, a burocracia italiana da FIAT foi minimizada, os portfólios de produtos revisados, plataformas produtivas foram integradas, custos eliminados e reduzidos substancialmente os tempos de lançamentos de produtos (“Time to Market”), além da descontinuidade de modelos com baixas vendas. Nas plantas foram adequadas as capacidades produtivas às demandas do mercado local e global.

Também foram feitos importantes ajustes no modelo de governança e estruturação financeira da empresa, transferindo a Holding para a Holanda, montando o quartel-general em Londres, começando a operar as ações da FCA (Fiat Chrysler) na Bolsa de Nova Iorque (NYSE), mantendo o departamento de criação e inovação em Turim e transformando a empresa de uma multinacional italiana em uma empresa transnacional.

Sua liderança com alto senso de urgência, forte apoio a meritocracia, visão financeira e operacional aguçada e foco no mercado provocaram uma reviravolta positiva na empresa.

Os bons resultados logo apareceram, em 2015 o faturamento global cresceu 18% para 113 bilhões de Euros, o EBIT (resultado antes dos impostos e despesas financeiras) cresceu 40% para 5,3 bilhões de Euros, e o lucro líquido ajustado cresceu 9%, chegando a 2 bilhões de Euros.

Espero que vocês tenham gostado. Até próximo artigo onde falarei de mais alguns casos de sucesso e Bons negócios !!!

CLOSE+LC.jpg

José Roberto de Siqueira

Coluna Gestão Moderna Negócios

Larga experiência em liderança como Presidente e CEO em empresas multinacionais e nacionais, membro dos Conselhos de Administração e do Lide do grupo Dória, professor de MBA, palestrante e CEO da Premiatta Consultoria: www.premiattaplus.com , Linkedin:  https://www.linkedin.com/in/jose-roberto-de-siqueira-217a032/  Curso on Line: https://cursos.premiattaplus.com - Telefone: (011) 991591939