Brasileiros precisarão de autorização para viajar para países da União Europeia - Coluna Entretenimento por Milena Baracat

Saiba quais países são.

O Parlamento Europeu aprovou um novo sistema de vistos de entrada para turistas na União Europeia, que entrará em vigor a partir de 2021. Os brasileiros estão entre as 62 nacionalidades que eram isentas de visto, mas que agora precisarão de autorização prévia para viajar.

foto 1.jpg

O objetivo do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (Etias - European Travel Information and Authorisation System, em inglês) é a segurança interna e o reforço das fronteiras externas da UE.

foto 2.jpg

O novo sistema deve contribuir para identificar e reduzir crimes e atos terroristas, além de impedir a migração irregular, diminuir tempos de procedimento de entrada nos países e melhorar a gestão das fronteiras.

FOTO 3.png

Como vai funcionar

A autorização individual será emitida pela internet, mediante o preenchimento de um formulário e o pagamento de 7 euros (cerca de R$ 32). Menores de 18 anos e maiores de 70 não precisarão pagar a taxa.

FOTO 4.png

No momento do preenchimento é importante ter o passaporte em mãos, além de uma foto digitalizada. O formulário irá exigir nome, data de nascimento, nacionalidade e histórico de viagens. Além disso, também vai exigir histórico criminal. Condenações por terrorismo, exploração sexual, tráfico, estupro ou assassinato podem levar à reprovação do turista.

É esperado que uma pessoa leve cerca de 20 minutos para preencher toda a ficha cadastral. A autorização terá validade de três anos, ou seja, a pessoa pode viajar várias vezes para a Europa nesse período usando a mesma autorização.

FOTO 5.png

Segundo a União Europeia, se o sistema não encontrar nenhum indício de que o turista apresenta um risco ao continente, um Etias será emitido em apenas alguns minutos. Caso, no entanto, o processo tenha que passar por uma avaliação manual, deve levar de 96 horas a duas semanas.

Se tiver um pedido negado, será possível recorrer pedindo esclarecimentos adicionais sobre uma recusa ou até mesmo uma entrevista.

Para quais países será necessário obter uma autorização prévia?

A autorização é exigida pelos países que fazem parte do chamado Espaço Schengen - área de circulação livre na Europa. Esses países são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Se um turista vai viajar para mais de um país do Espaço Schengen, basta ter a autorização para o primeiro território em que irá. A partir de então, a circulação torna-se livre.

IMPORTANTE: Se estiver na Europa só de passagem, também é preciso a autorização. O sistema funcionará para pessoas que pretendem ir a países europeus por outros motivos, como escalas e questões médicas.

foto 6.jpg

A Bulgária, Romênia, Chipre, Irlanda, Reino Unido e a Croácia estão fora do espaço Schengen, por isso não será exigida a autorização prévia para turistas que pretenderem ir para esses lugares.

foto 7.png

FONTE: Revista Exame / G1 / Uol / Agência Brasil. Imagens: Reprodução

Milena.jpg

Milena Baracat

Coluna Entretenimento

Coluna Esportes

Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).  Atualmente atua com profissionais  no desenvolvimento, tratamento de acervos, informatização e tecnologia da informação aplicada para bibliotecas particulares e privadas.