Patinetes elétricas compartilhadas em São Paulo - Coluna Entretenimento por Milena Baracat

Depois das bicicletas compartilhadas, São Paulo está recebendo agora outro tipo de transporte alternativo: o compartilhamento de patinetes elétricas. A proposta é proporcionar mobilidade acessível para deslocamentos de curta distância.

foto 1.jpg

(Foto Reprodução: Patinete Scoo)

Para utilizar o serviço, o condutor deve baixar o aplicativo desejado no Google Play ou na Apple Store e fazer a busca pela patinete mais próxima, no estilo Uber.

Os usuários são orientados a utilizar as ciclovias. A devolução do veículo deve ser feita em um dos pontos marcados no aplicativo. O valor da corrida vai ser cobrado pelo tempo de uso e não pela distância percorrida, já que a lógica é a de percorrer microrregiões.

FOTO 2.jpg

(Foto Reprodução: Ride Patinetes)

Ecológicas e silenciosas, as patinetes alcançam 25 km/h, pesam pouco mais de 10 kg, mas o grande diferencial da patinete em relação a outros veículos é que qualquer um pode começar a andar, sem muita instrução de como fazer isso.

“É muito mais fácil do que andar de bicicleta, que exige habilidade e o esforço de pedalar. Com a patinete, uma mulher com salto e um executivo com terno podem usar sem se preocupar em trocar de roupa quando chegar ao trabalho”, argumenta Mauricio Duarte, sócio fundador da Scoo.

foto 3.jpg

(Foto Reprodução: Patinete Scoo)

Quem faz:

-A startup SCOO (de início as patinetes Scoo chegam apenas em pontos próximos às ciclovias da Avenida Paulista, do Parque do Ibirapuera e da região da Avenida Faria Lima. A empresa afirma que novos locais na cidade serão anunciados em breve).

foto 4.jpg

(Foto Reprodução: Patinete Scoo)

- A startup Yellow (aposta em 1 000 patinetes elétricas espalhadas pela cidade até o fim do ano).

foto 5.jpg

(Foto Reprodução:Yellow)

-A startup brasileira Ride (pretende disponibilizar 300 unidades até outubro, iniciando a operação pela Avenida Brigadeiro Faria Lima, para depois expandi-la por outras áreas, como a Avenida Paulista e a Vila Nova Conceição).

foto 6.jpg

(Foto Reprodução: Ride)

Para dirigir a patinete é necessário ter no mínimo 18 anos e pesar até 120 quilos - o capacete é fornecido de graça.

FONTE: SCOO / Yellow / Ride /Infomoney. / Techtudo / Veja / Estadão / Uol / Terra.

FOTOS: Reprodução

Milena.jpg

Milena Baracat

Coluna Entretenimento

Coluna Esportes

Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Atualmente presta assessoria ao Site Raquel Baracat.