Vamos falar sobre sustentabilidade? Coluna Arte/Fotografia e Design por Mônica Fraga

O assunto é sério e devemos incorporar essa responsabilidade nas nossas ações e escolhas.

A preocupação com o meio ambiente deve ser de todos, e se cada um fizer a sua parte o mundo agradece.

Onde você descarta o lixo? Você recicla, reutiliza e faz uso consciente dos recursos, como por exemplo, a água?

Tudo é hábito. Basta abraçar essa postura!

Na arquitetura e engenharia a preocupação com a sustentabilidade deve ser uma condição principal para iniciar um projeto. Deve-se considerar tanto o impacto ambiental, econômico e social que um determinado edifício tem ao ser construído.

Em Londres conheci um edifício da Bloomberg, projetado pela Foster +Partners. Um exemplo de projeto sustentável de arquitetura, o qual recebeu o selo BREEAM Outstanding de sustentabilidade, a pontuação mais alta que um grande escritório de arquitetura já recebeu, ainda na fase de projeto para um edifício deste tipo.

Sua impressionante fachada é definida a partir de um gridi estrutural de arenito, com uma série de brises em bronze responsável por sombrear as amplas aberturas do piso ao teto. Esses elementos de controle solar colaboram também com o sistema de ventilação natural do edifício.

Uma rampa tridimensional em ascensão contínua flui através de um átrio em meio ao edifício, revelando surpreendentes perspectivas a cada pavimento e permitindo que as pessoas mantenham breves conversas com seus colegas sem interromper o fluxo de pessoas.

BLOOMBERG.JPG

O forro de painéis de alumínio foi concebido para dar acabamento, dissipar a luz, incorporar os elementos do sistema de ventilação e controle acústico.

O edifício usa 70% menos água e 35% menos energia do que outro edifício do mesmo tipo.

O ponto alto do projeto foi a descoberta do sítio arqueológico do Templo Romano de Mithras descoberto no local durante a fundação do edifício. Um novo centro cultural e de pesquisa foi projetado para possibilitar aos visitantes uma experiência imersiva, trazendo seu passado histórico de volta à vida.

Visita imperdível quando estiver visitando a cidade!

 

Fonte:

https://openhouselondon.open-city.org.uk/listings/7014

https://www.archdaily.com.br

IMG_2928.jpg

Mônica Fraga

Arte, Fotografia & Design

Designer de Interiores pela Arquitec., Fotógrafa pelo Senac São Paulo. Atualmente faço um curso sobre História da Arte, em SP, com o crítico de Arte Rodrigo Naves. Instragram: @monicafraga monicabmfraga@gmail.com