ABACATE OU AVOCADO? – Receita de Torta Raw Mousse de Cacau - Coluna Gastronomia por Chef Alê Lembo


O abacate e o avocado são, sem dúvida, os ingredientes mais populares das dietas fitness, depois do ovo. Presentes nas saladas e no tradicional guacamole, normalmente geram dúvida nas preparações em casa: Afinal, uso o abacate ou o avocado? 

IMG-20190205-WA0022-01.jpeg

Ambos! Eles são fontes de gorduras boas, possuem muitas propriedades benéficas à saúde, além de terem sabor e textura muito agradáveis, diferindo em calorias e nutrientes.

IMG-20190205-WA0023-01.jpeg

 Na hora da compra, basta retirar o cabinho (pedúnculo) e observar a cor interna: se ainda estiver amarelo, não está maduro o suficiente; se estiver um verde bonito e vivo, está maduro, mas se estiver marrom escuro, o abacate está passado. Caso precise acelerar o processo de amadurecimento, coloque a fruta ao lado de uma penca de bananas na fruteira.

 E você não precisa limitar o consumo às saladas, avocado toast ou o guacamole. A receita de hoje traz a polpa verdinha na versão doce: uma mousse com cacau, que ganha uma base crocante, se tornando uma Torta Raw Mousse de Cacau, ou seja, uma torta crua, que não vai ao fogo, sendo extremamente prática, funcional, deliciosa e capaz de surpreender aos paladares mais exigentes.

 

Ingredientes:                                              

Massa:

1 xícara de chá de castanha de caju torrada e sem sal 

1 xícara de chá de tâmaras sem caroço 

1 colher cheia de óleo de coco

1 pitada de sal rosa do Himalaia

1 colher de café de extrato de baunilha

Mousse:

1 abacate grande maduro ou 4 avocados 

2 colheres de sopa de cacau em pó (ou chocolate em pó)

2 colheres de sopa de xilitol ou o adoçante de sua preferência

¼ de xícara de óleo de coco 

1 colher de chá de extrato de baunilha 

1 pitada de sal rosa do Himalaia 

 Suco de 2 limões.

 

Modo de preparo:

Para fazer a massa da torta, coloque no processador as castanhas de caju e triture-as. Adicione as tâmaras e bata até que elas se dissolvam. Acrescente o óleo de coco, a pitada de sal e o extrato de baunilha misturando rapidamente. 

Coloque a massa em forminhas de fundo removível pressionando com a ajuda de um plástico, até moldar a base e laterais. Leve à geladeira enquanto prepara o recheio. 

 Recheio:

Em um liquidificador acrescente todos os ingredientes do recheio e bata até adquirir a consistência cremosa. Coloque o creme sob a massa da torta, e leve ao congelador por no mínimo 30 minutos.

 Desenforme, decore com nibs de cacau, folhas de hortelã e sirva.

foto+chef+Ale.jpg

Alê Lembo

Coluna Gastronomia

Alessandra Lembo Nogueira, a chef Alê, é cozinheira profissional e especialista em alta gastronomia pelo IGA Campinas, com curso de Cuisine pelo Le Cordon Bleu Paris. Trabalha como personal chef e é idealizadora e fundadora da marca Fit Me Saudável e Funcional, uma empresa especializada em produtos Fit, Low Carb e Veganos, sem glúten, sem lactose, livres de açúcar refinado e gordura trans.  Atua como chef consultora e com desenvolvimento de cardápios especializados e personalizados, ministra workshops em diversos locais da cidade de Campinas e região.