Liquidação à vista? Anote essas dicas antes de sair comprando tudo o que vê pela frente - Coluna Entretenimento por Milena Baracat

Estamos na temporada das liquidações e elas podem ser uma armadilha!

foto 1.jpg

Há peças em promoção que são uma oportunidade, há outras que são uma ameaça para a sua vida financeira, pois não valerão o preço barato que você pagou se não for usada ou se for usada uma vez e já ficar amarrotada no armário.

FOTO 2.jpg

Certa vez li em um artigo sobre moda, que uma mulher poderia comprar um carro novo com a quantidade de dinheiro que gasta em roupas que nunca usa.

foto 3.jpg

Claro que dá para fazer bons achados nesta época, mas antes de passar o cartão, pergunte-se: “Eu compraria essa peça mesmo se ela estivesse com o preço cheio?”. Se você não se interessou pela aquela peça antes e só agora a notou porque ela está com 50% off, então não a compre. Além disso, se você estiver comprando na liquidação, verifique se ela ainda vai estar em alta na próxima estação. Não é o caso? Desencana.

foto 4.jpg

Antes de sair às compras, fotografe seu armário com as portas abertas. Roupas, sapatos e bolsas. Isso vai te ajudar a lembrar que aquele vestido lindo que você está prestes a parcelar em mil vezes já existe na sua vida. Olha ele lá no fundo do closet!

foto 5.png

Nunca compre um acessório apenas para usar com aquele vestido. Compre um acessório porque ele é bacana, porque você amou e principalmente porque ele é versátil e vai combinar com um monte de peça do seu armário.

FOTO 6.jpg

Pare de projetar! Aquela modelo magérrima da revista vai ficar bem com qualquer modelito que colocarem nela, porque mesmo que não fique, a produção vai dar um jeito daquilo parecer estar perfeito: luz, photoshop..., portanto, experimente e veja se funciona bem em você e se aquilo tem mesmo a ver com seu estilo e personalidade.

FOTO 7.png

Não compre um look novo para cada evento. Impossível que você já não tenha algo no armário. Dê uma olhada geral no closet antes de sair em busca de uma roupa. E lembre-se: se seu armário estiver abarrotado de roupa, você só verá uma grande mistura de panos. Faça limpas, doe, venda... Livre-se de excessos.

FOTO 8.jpg

Invista mais em peças para o dia a dia do que em um vestido de festa: O vestido de festa será pouco usado. Já uma roupa clássica com um super corte e de qualidade você usará por mais tempo.

foto 9.jpeg

Cuidado com regras impostas por livros de moda. Morro de rir quando leio coisa como: “O que toda mulher deve ter no armário”. Pode ter certeza de que vai ter sempre a sugestão de um trench coat ou saia-lápis. Não é bem assim. Eu mesma não tenho um trench coat e várias mulheres que conheço também não tem. A peça, uma capa de chuva, é europeia e funciona muito lá, onde chove mais e faz frio. A saia lápis não favorece qualquer mulher... É preciso ser longilínea e ter pouco quadril. O que vai ditar o que você deve ter no armário é a sua rotina, suas necessidades e personalidade. E isso muda de pessoa para pessoa, não é mesmo? Então esqueça regras prontas neste caso e siga o que funciona para você.

FOTO 10.jpg

Enfim, promoção não é de graça, então avalie bem a peça, prove e veja cada detalhe. Não compre por impulso ou desejo, avalie a necessidade. Permitir-se uns mimos de vez em quando faz bem, mas mimar-se demais pode fazer de você uma consumidora compulsiva.

FOTO 11.png

Planeje. Revise seu guarda-roupa. Desfaça-se do que não usa. Doe para as pessoas que vão fazer bom proveito de suas peças “enjoadas”.

Em tempo, deixo uma dica de filme e / ou livro para refletir sobre como o consumo exagerado pode destruir muito mais do que uma vida financeira.

foto 12.jpg

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom - adaptação do romance "Confessions of a Shopaholic", de Sophie Kinsella, trata-se da história de uma jovem com um péssimo hábito: é uma consumidora compulsiva. Apesar de ser uma jornalista especializada em mercado financeiro, não consegue controlar as próprias finanças. Endividada até a alma, vive fugindo do seu gerente de banco e procurando fórmulas mirabolantes para pagar a fatura do cartão de crédito.

Fotos: Reprodução

Milena.jpg

Milena Baracat

Coluna Entretenimento

Coluna Esportes

Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Atualmente presta assessoria ao Site Raquel Baracat.